Por Cuba – Casa das Américas (E 08)
Texto: Davi Antunes da Luz
Aguarde, carregando...
O professor Nildo Ouriques, presidente do IELA, esteve no Banco Central da Venezuela em reunião com o diretor José Felix Rivas. Eles discutiram a situação atual da economia venezuelana e definiram os critérios para a permanência do professor na Venezuela, no período de 06 de março a 06 de junho deste ano. Nildo Ouriques, que estará de licença capacitação da universidade, vai atuar como membro assessor do Banco Central durante este primeiro semestre, estudando a relação entre a Política Cambial e a Teoria do Desenvolvimento.
Além disso, Nildo organizou e presidiu uma comissão de professores da Universidad Latinoamericana y del Caribe que formulou um projeto de mestrado em Economia Política Latino-Americana a ser encampado por aquele universidade. A ULYC é um projeto de universidade do Mercosul , criada em janeiro de 1993, com o propósito de aproximar os latino-americanos do processo de integração do continente, transformando-os em protagonistas ativos, criadores e dinâmicos. Atualmente a universidade mantém campi no Panamá, Brasil e Venezuela. A proposta de mestrado já foi encaminhada para a reitora do campus de Caracas e, depois de aprovado, deve passar pelo Conselho de Universidades da Venezuela.
O mestrado abrirá 15 vagas para venezuelanos e mais 15 a serem definidas em seleção aberta no âmbito do Mercosul e da ALBA (Aliança Bolivariana para América Latina).
Também ficou acertado que a Universidade Latinoamericana y del Caribe proporá um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, via IELA, de permanente colaboração que abrirá novas portas para intercâmbios entre as duas universidades.
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Elaine Tavares
Texto: Julio Gambina - Argentina
Texto: IELA
Texto: João Gaspar/ IELA