História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Foto: José Manuel Correa
Após a sessão extraordinária da Assembleia Nacional do Poder Popular, que comemorou o 18º aniversário da ALBA-TCP, realizou-se a 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do bloco regional.
«Por estes 18 anos de integração solidária, por Fidel e Chávez, pelos pais fundadores da América Latina, trabalhemos por uma ALBA mais unida, solidária e digna», convocou na terça-feira, 14 de dezembro, o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, no encerramento da 6ª sessão extraordinária da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), em seu 9º período legislativo, que comemorou o 18º aniversário da Aliança Bolivariana para os Povos de Nosso Acordo Comercial América-Povos (ALBA-TCP).
A plenária, que contou com a presença do general-de-exército Raúl Castro Ruz, contou com a presença dos presidentes da Venezuela, Bolívia e Nicarágua, Nicolás Maduro, Luis Arce e Daniel Ortega, respectivamente; além dos primeiros-ministros Roosevelt Skerrit, da Dominica; Ralph Gonsalves, de São Vicente e as Granadinas; e Dickon Mitchell, de Granada. Representantes do governo de Santa Lúcia e Antígua e Barbuda também compareceram.
Em uma tarde descrita pelo presidente da ANPP, Esteban Lazo Hernández, como «histórica para o Parlamento cubano», os discursos de vários líderes da ALBA-TCP foram unânimes em condenar o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba, e em agradecer à Ilha maior das Antilhas pela solidariedade com suas nações.
Destacou-se o apelo à integração necessária dentro da região para enfrentar desafios comuns e continuar fortalecendo a Aliança, que, segundo foi dito, continuará sendo uma força de vanguarda na América Latina.
*****
*
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA