Início|Sem categoria|Eleições: repensando caminhos

Eleições: repensando caminhos

-

Por IELA em 12 de maio de 2014

ELEIÇÕES: REPENSANDO CAMINHOS
Ivo Tonet  – Professor de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas
12.05.2014 –  De tantos em tantos anos somos convocados para participar de um processo de escolha de representantes políticos. E, diante de tanta corrupção, de tantos desmandos dos políticos, de tanto descaso para com a coisa pública, de tanto cinismo, muitos se perguntam: vale a pena continuar votando? Vale a pena renovar sempre o crédito quando se constata que nada muda? Promessas sempre renovadas, em tempo de eleição, e sempre descumpridas depois de encerrado o processo. Haveria alguma alternativa?
Para quem entende que esta forma de sociabilidade – capitalista, necessariamente desigualitária, – é a melhor forma possível não resta nenhuma dúvida, trata-se de aperfeiçoá-la e, para isso, o processo democrático de escolha de representantes e de exercício do poder político é um dos elementos fundamentais. Não importa quantos e quão profundos defeitos tenha, é a melhor alternativa.
Para aqueles, porém, que admitem a possibilidade de construir um mundo livre das desigualdades sociais e que, portanto, não se iludem com a possibilidade de aperfeiçoar gradativamente esta forma de sociedade, participar ou não do processo eleitoral não é uma questão de princípio, pois não é a única alternativa. O importante é analisar a situação concreta e verificar se a participação pode ser um instrumento nessa luta pela transformação radical do mundo.
Leia o artigo na íntegra.

https/repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116631/ELEI%C3%87%C3%95ES_REPENSANDO_CAMINHOS_IVO_TONET.pdf?sequence=1

Últimas Notícias