Início|Sem categoria|Entidades se reúnem para a defesa de Secretária vítima de racismo no SESI/SC

Entidades se reúnem para a defesa de Secretária vítima de racismo no SESI/SC

-

Por IELA em 04 de outubro de 2011

Entidades se reúnem para a defesa de Secretária vítima de racismo no SESI/SC 
04.10.2011 – Entidades do Movimento Negro de Florianópolis, sindicatos e movimentos sociais, se reúnem nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, às 18h30, no auditório do Sinergia para discutir a estratégia de defesa da professora e secretária executiva bilíngüe Naida Rosane Marques, vítima de discriminação racial e assédio moral por parte da direção do SESI/Serviço Social da Indústria de Santa Catarina.
 O caso de Naida está sendo visto como exemplo das situações de racismo e assédio moral, que atinge a população negra de um modo geral, e a mulher negra, em particular. Ela foi aprovada no concurso público promovido pelo SESI em dezembro do ano passado e começou a sofrer restrições no acesso ao emprego, antes mesmo de ver formalizada à contratação.
Superados os obstáculos para o estabelecimento do vínculo, passou a ter suas atividades no local de trabalho, onde atuaria como secretária bilingue atuando junto à diretoria, sabotadas sistemáticamente pelos chefes.
Em conseqüência do assédio, chegou a ficar doente e acabou sendo demitida, sem quaisquer explicação por parte do Serviço Social da Indústria – que faz parte do Sistema Cinco “S” e é ligado à Federação da Indústria de Santa Catarina.
No processo que tramita na 2ª Vara Justiça do Trabalho de Santa Catarina, Naida pede a reintegração e a indenização por danos morais.
 

Últimas Notícias