Início|Sem categoria|Estadunidenses protestam contra a guerra

Estadunidenses protestam contra a guerra

-

Por IELA em 18 de dezembro de 2010

Estadunidenses protestam contra a guerra
18.12.2010 – Esta não saiu na TV. No último dia 17 de dezembro alguns estadunidenses protagonizaram uma dos maiores atos de desobediência civil dos últimos tempos em frente a Casa Branca. Um ato reuniu centenas de pessoas se manifestando contra a guerra. 131 delas fora presas, mostrando que o chamado “mundo livre” só é livre para alguns.
Com faixas e cartazes pedindo paz na terra e perguntando como trabalha a economia de guerra, o grupo, liderado por veteranos de outras guerra marchou até a sede do governo, exigindo que cessem os conflitos nos quais tantos estadunidenses jovens tem morrido. Entre os detidos estava Daniel Elssberg, que em 1971, durante a guerra do Vietnã conseguiu vazar documentos do Pentágono.
Durante o ato, antes das prisões, vários foram os oradores que defenderam o fim dos conflitos e manifestaram o apoio ao Wikileakes assim como ao oficial que está sendo acusado de vazar documentos para o sítio, Bradley Manning. Depois, com a chegada da polícia, uma centena dos 500 presentes ao ato, acabou detida por estar “perturbando a ordem pública”.
No mesmo dia do protesto uma pesquisa feita pelo jornal  Huffington Post mostrou que 60% da população acredita que a guerra contra o Afeganistão não tem qualquer sentido.

Últimas Notícias