Operação Águia – Aliança para o Progresso (E 10)
Texto: Camila Feix Vidal - IELA
Aguarde, carregando...
Realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de setembro o IX Seminário de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. O evento contou com a participação do IELA através do Observatório Latino Americano, com os pesquisadores Guilherme Schwochow Fissmer, Luiz Felipe Aires Magalhães, Mayara Tonielo, Rafael Poddixi Albuquerque e Vitor Hugo Tonin, todos graduandos de Ciências Econômicas da UFSC. Estes estudantes foram responsáveis, naquele seminário, por ministrar um mini-curso de três dias sobre o tema ¨Economia da América Latina. Uma interpretação à luz da Teoria da Dependência¨.
A abertura foi marcada por uma análise histórica de como os povos nativos da América Latina se organizavam e toda a mudança nas condições sociais e econômicas que ocorreram a partir da chegada dos colonizadores. Para isso, foram utilizados autores como Erich Williams, Sergio Bagú e Agustín Cueva. O segundo dia teve a exposição das teorias que tentaram explicar o porquê do subdesenvolvimento e as respectivas conseqüências políticas nos países latino-americanos, desde a formulada pelo Partido Comunista Brasileiro, passando pela visão Cepalina e, por fim, chegando a Teoria Marxista da Dependência, tendo como principais referências bibliográficas Caio Prado Jr, Raúl Prebisch, Rui Mauro Marini e Darcy Ribeiro. Já o último dia foi marcado por estudos de caso, com a apresentação do caso da Petrobrás e a recente descoberta do pré-sal; e da questão da soberania energética, utilizando os casos do Paraguai, Bolívia e Venezuela.
O resultado foi muito bom: a aceitação do público se comprovou pelo auditório lotado até o fim nos três dias, e pela grande participação do público através de questionamentos e contra-posições. Agora o grupo do IELA se concentra na promoção de mais um curso nesta quarta-feira, dia 22, no mini-auditório do CSE, durante a Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC. Compareçam!
Texto: Camila Feix Vidal - IELA
Texto: João Gaspar/ IELA
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz