Que Vivan Los Estudiantes – Cultura e Arte na Universidade (E 2)
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O atual presidente da Bolívia, Evo Morales, já está preparado para assumir o seu terceiro mandato consecutivo no comando do país. A festa de posse está marcada para o próximo dia 21 de janeiro, no espaço sagrado de Tiahuanaco, que fica no altiplano, próximo a La Paz. Evo venceu as eleições de 12 de outubro em primeiro turno, com 61,36% dos votos.
Já estão confirmados representantes de mais de 40 países para a cerimônia indígena na qual Evo recebe o bastão de mando dos povos da Bolívia, que o reconhecem como líder político e espiritual.
A colorida festa revive os antigos – mas sempre vivos – festivais ancestrais que evocam os deuses e os bons espíritos.
Tiahuanaco foi a capital administrativa e ritualística de um grande poder regional que existiu antes dos Incas na região e que durou por mais de cinco séculos. As ruínas foram encontradas em 1549 por um espanhol, Pedro Cieza de León e a cidade pode ter abrigado mais de 45 mil pessoas. É considerada a cultura precursora das grandes construções megalíticas da América do Sul, uma vez que cortou, entalhou e esculpiu pedras pesando até cem toneladas, encaixando-as umas às outras com uma precisão e engenhosidade raramente encontradas mesmo na posterior arquitetura inca. Seus monumentos mais impressionantes são o monólito Ponce e a Porta do Sol.
Lá, em meio a toda essa história de belezas os povos indígenas dançarão e pedirão as bênçãos dos deuses para mais um mandato de Evo Morales. Só no dia seguinte é que ele e Garcia Linera voltam a La Paz onde serão instituídos no cargo, agora pelo mundo institucional.
Texto: Elaine Tavares
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Demétrio Coelho
Texto: Camila Feix Vidal - IELA
Texto: Leonel Poblete Codutti