Início|Sem categoria|Hoje, cinema no IELA: Che – o filme

Hoje, cinema no IELA: Che – o filme

-

Por IELA em 30 de março de 2010

Hoje, cinema no IELA: Che – o filme
30.03.2010 – O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera, projeto do IELA, apresenta hoje, dia 30, às 18h30min, no Auditório do CSE, Che: o filme. Primeira parte da história de Che Guevara vista por Steven Soderbergh e encarnada por Benicio Del Toro.      
             
O filme começa em Havana, em 1964, quando Che Guevara ( Benicio Del Toro ) é entrevistado por Lisa Howard ( Julia Ormond ), que lhe pergunta se as reformas na América Latina não irão refrear a mensagem da revolução cubana. Regressa-se a 1955 onde, na Cidade do México, Guevara se encontra pela primeira vez com Fidel Castro ( Demián Bichir ). Castro ouve os planos de Che e torna-se membro do Movimento 26 de Julho que ambiciona derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista. De novo em 1964, Guevara dirige-se à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde faz um discurso inflamado contra o imperialismo americano.
Em Março de 1957, Guevara encontra-se debilitado pela asma enquanto o seu grupo de revolucionários se encontra com o grupo de Castro. Juntos, atacam um quartel. No ano seguinte, a guerrilha aproxima-se de Las Villas. Acontece depois a Batalha de Santa Clara, onde Che evidencia a sua mestria táctica. Próximo do fim surge a vitória: Guevara segue para Havana dizendo “a guerra foi ganha, a revolução começa agora”.
Esta é a primeira parte de um filme que retrata a acção revolucionária do famoso Ernesto “Che” Guevara, centrando-se na revolução cubana. A segunda parte, que estreia no princípio de Abril, aborda o período que passou com os guerrilheiros na selva boliviana até à sua morte. Uma obra de grande fôlego – mais de 4 horas no conjunto das duas partes – sobre uma das personalidades mais marcantes do século XX. Foi exibido em antestreia no último Festival de Cannes (onde Benicio Del Toro venceu o prémio de Melhor Actor) e foi o filme de abertura do último Fantasporto. Del Toro venceu também o Goya de Melhor Actor por um papel que marcará para sempre a sua carreira.
Dia 30, 18h30min, Auditório do CSE – Entrada gratuita

Últimas Notícias