Chegamos aos mil vídeos
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Hoje, dia 11, às 18h30min, no Auditório do CSE, mais uma edição do Circuito de Cinema do Iela.
Na última quarta-feira, dia 05, não foi possível realizar a sessão por conta de problemas técnicos. Pedidmos desculpas pela falta involuntária e convidamos para a sessão de hoje. vale a pena conferir. os filmes são ótimos!
A história dos eletrônicos
Mais um vídeo pedagógico e divertido de Annie Leonard em sua campanha para fazer um mundo mais justo, habitável e despoluido. Story of Elctronics mostra que os nossos computadores, celulares e outros eletrônicos são projetados para durarem pouco. Peças de substituição para algo simples não são vendidas separadamente e quando sim, são vendidas a um preço abusivo. Qual a implicação para o meio-ambiente, para os trabalhadores, para os países em desenvolvimento, para os lucros das corporações?
Obsolescência programada
Documentário produzido pela TVE espanhola que trata da obsolescência programada, uma estratégia que visa fazer com que a vida de um produto tenha sua durabilidade limitada para que sempre o consumidor se veja obrigado a comprar novamente. O filme abre com um funcionário da emissora descobrindo que sua impressora EPSON havia deixado de funcionar sem motivo aparente e que o custo de consertá-la sairia mais caro do que uma nova.
A Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes duravam décadas trabalhando ininterruptamente (como a lampada que está acesa há mais de cem anos num posto dos bombeiros dos EUA) mas, depois de uma reunião com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas.
Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando algumas cidades de países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem falar na matéria prima, energia e tempo humnano desperdiçados.
Surge agora no mundo consumidores conscientes que voltam a exigir que seus produtos durem muito.
Venha ver e debater!
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Luís Felipe Machado de Genaro
Texto: José Ernesto Novaez Guerrero - jornalista