História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O professor Nildo Ouriques, presidente do Iela, está em Cuba para uma série de encontros nos quais estabelecerá parcerias para futuros estudos e intercâmbio de informações. Ontem ele visitou o Centro de Estudos Hemisféricos e sobre Estados Unidos (CEHSEU), que é vinculado à Universidade de Havana. Ele esteve reunido com o diretor Raúl Rodríguez Rodríguez e já alinhavaram diversos projetos.
O Centro de Estudos Hemisféricos e Estaduais – CEHSEU nasceu dentro do Departamento de Pesquisas sobre os Estados Unidos (DISEU), criado em 1982 na Universidade de Havana (UH), e foi convertido pouco depois no Centro de Estudos sobre os Estados Unidos (CESEU). No início deste século, incorporou aos estudos também o Canadá e outros países da América Latina. Seu trabalho responde não apenas aos imperativos legítimos do conhecimento científico, mas também à urgência prática de compreender melhor o poderoso vizinho do Norte, buscando ainda afirmar a identidade e a soberania da Nossa América, contribuindo com a visão proporcionada pela experiência da Revolução Cubana. No ano que vem, o Centro celebrará 40 anos de existência.
O CEHSEU oferece um programa de mestrado em Estudos dos Estados Unidos e Geopolítica Hemisférica e realiza uma Conferência Internacional anual sobre o tema, com base na perspectiva da geopolítica crítica, que contrasta emancipação com dominação. Também colabora em diversos mestrados e doutorados patrocinados por outras instituições que, assim como o CEHSEU, também são centros membros do CLACSO: o Programa FLACSO-Cuba e o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e o Centro de Pesquisas em Política Internacional (CIPI), este último vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.
A produção científica do Centro está comprometida com as linhas de trabalho que identificam o pensamento crítico latino-americano e atualmente está organizada em projetos de pesquisa.
1. Estados Unidos: Dominação Imperialista na Década de 2020. Economia, Política e Ideologia. Implicações e desafios para Cuba, que faz parte do programa nacional, Ciências Sociais e Humanas. Desafios que o desenvolvimento da sociedade cubana enfrenta.
2. Transformações no sistema político e seu impacto no processo de formação da política externa dos Estados Unidos entre 2015 e 2025. Como um programa setorial que homenageia as instituições cubanas que têm a ver com a gestão da política externa cubana e suas relações com os Estados Unidos.
Os resultados são materializados por meio de apresentações em eventos internacionais, artigos publicados em periódicos especializados e livros como coletâneas de artigos ou livros de professores do CEHSEU. Além disso, o centro se juntou ao Grupo de Trabalho do CLACSO sobre “Estudos sobre os Estados Unidos”, ao qual atualmente pertencem três de seus pesquisadores.
Como o IELA também está desenvolvendo estudos sobre os Estados Unidos, a partir do trabalho da professora Camila Vidal, a parceria com o CEHSEU enriquecerá ainda mais as pesquisas no Instituto.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA