História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
A Primeira Conferência Nacional de Política Indigenista, cujas etapas locais que já estão em curso em todo o país, é a consolidação de uma velha reivindicação dos povos originários do Brasil. Juntar toda a gente indígena para discutir em cada lugar de origem, com participação direta, como anda a relação do estado brasileiro com essas comunidades e em que medida a Constituição está ou não sendo respeitada.
Depois de muita batalha, finalmente o governo decidiu realizar a conferência e agora estão acontecendo as etapas regionais. Cada um dos mais de 300 povos indígenas que existem hoje no Brasil será ouvido e suas reflexões e demandas serão sistematizadas. Tudo o que for levantado deverá servir de subsídio para a definição de uma política nacional para a questão indígena.
Em Santa Catarina já estão acontecendo as etapas locais, reunindo as diversas aldeias de cada povo. Depois haverá uma etapa regional na qual as diferentes etnias do estado discutirão em conjunto e, por fim, a etapa nacional, que reunirá todos os povos, de 17 a 20 de novembro.
Nas etapas locais, a presença da comunidade tem sido maciça, mostrando que há muito interesse em debater e apresentar as reivindicações. Seguindo a maneira tradicional, ali estão os velhos, os adultos, os jovens e as crianças, todos juntos, exercendo seu direito de dizer a palavra.
Aqui temos a entrevista em vídeo de uma das organizadora da etapa regional, Ana Patté.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA