Por Cuba – A Relação com a África (E 05)
Texto: Davi Antunes da Luz
Aguarde, carregando...
A próxima semana está cheia de atividades no Iela com a realização das Jornadas Bolivarianas. Será o momento de celebrar os 20 anos de existência deste que foi o primeiro Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) em universidade no Brasil. Nascido em 2004 como um projeto de pesquisa acabou se transformando em um instituto dois anos depois, aglutinando mais pesquisadores e espalhando pelo país o conhecimento sobre a América Latina.
Na terça-feira, dia 10, acontece o lançamento do clássico livro de Juan José Arévalo, “Guatemala: a democracia e o império”, no auditório do CSE, às 19, com um debate sobre esse importante país da América Central e seu processo revolucionário. Participam Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, tradutores do livro.
Na quinta-feira, às 9h, também no Auditório do CSE, será a vez do debate sobre a Questão Nacional, com a presença do antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro, Antônio Risério, que tem vasta obra sobre a realidade brasileira. Momento único para debater um tema seminal que deve orientar o olhar de quem pensa a política.
No dia 13, sexta-feira, ele ainda participa de um seminário interno do Instituto discutindo seu livro “Em busca da Nação”.
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Elaine Tavares
Texto: IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: Atilio Borón - Argentina
Texto: IELA