Início|Jornadas Bolivarianas|Jornadas Bolivarianas – apresentação de trabalhos

Jornadas Bolivarianas – apresentação de trabalhos

-

Por IELA em 18 de abril de 2018

Jornadas Bolivarianas  – apresentação de trabalhos

As Jornadas Bolivarianas, que realizam esse ano sua 14ª edição, apresenta um espaço para a discussão de temas de estudo sobre a América Latina, buscando integrar pesquisadores e intelectuais que estejam debruçados sobre os problemas do continente e sobre os avanços da luta social. São duas tardes, oito trabalhos, nas mais diversas temáticas. As apresentações orais  tem 20 minutos cada uma, seguidas de debate.
Esse é um espaço sempre muito rico no qual os estudos podem ser compartilhados e melhorados a partir das contribuições recebidas. Nunca é fácil para o Comitê Científico decidir quais serão os oito trabalhos, visto que a qualidade dos mesmos sempre é muito boa.  Mas, em função do tempo, a seleção é necessária. 
Conheça agora os oito trabalhos selecionados para apresentação oral. Solicitamos aos autores que confirmem sua participação para que possamos chamar os suplentes, caso haja desistência. 
07 de maio – 14h e 30min – segunda-feira
1 – “Produção, Reprodução e Valor: Revisitando conceitos para um novo debate de gênero, classe e trabalho”, de Elisabeth Zorgetz Loureiro (UESC – Ilhéus, BA)2 – “O editorialismo programático de vanguarda de Mariátegui”, de Carmen Susana Tornquist (UDESC – Florianópolis, SC)3 – “A condição periférica brasileira na era do capital especulativo pós 1994: estágio superior da dependência”, de Fernando Augusto de Assis (UNSAM – Argentina)4 – “Considerações acerca do neoliberlaismo na América Latina e suas alternativas”, de Jales Dantas da Costa (UnB – Brasília, DF) e Wolney Roberto Carvalho (UNILA – Foz do Iguaçú, PR) 
09 de maio – 14h 30min – quarta-feira
1  – “Os ninguéns do ser nacional: sobre um povo à procura de si mesmo em Darcy Ribeiro”, de Demetrius Ricco Ávila (PUC-RS – Porto Alegre, RS)2 – “Academia Militar de Venezuela, cuna de la Revolución Bolivariana: la formación de Hugo Rafael Chávez Frías en ‘La casa de los sueños azules’. 1971-1975”, de Santiago Giantomasi (UNILA – Foz do Iguaçú, PR).3 – “O desenvolvimento local no Socialismo cubano e as contribuições da Universidade com sua Ciência, Tecnologia e Inovação”, de Nelson A. Garcia Santos (FURB – Blumenau, SC)4 – “O pensamento político em saúde latino-americano: a contribuição de Floreal Antonio Ferrara para a crítica da Saúde Coletiva – primeiras notas”, de Leonardo Carnut (USP – São Paulo, SP) e Áurea Maria Zöllner Ianni (USP – São Paulo, SP)

Últimas Notícias