Início|Sem categoria|Justiça Comunitária em debate na UFSC

Justiça Comunitária em debate na UFSC

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Justiça Comunitária em debate na UFSC

Justiça Comunitária em debate na UFSC
29.09.2010 – Justiça Comunitária e possibilidades de emancipação na América Latina desde a educação. Este será o tema da nova edição do projeto Encuentros 18:30, coordenado pelo professor Lauro Mattei, da Economia/IELA. A conferencista é Thaisa Souza, formada em Direito na UFSC. Ela faz uma revisão do processo de justiça comunitária na Colômbia e tece algumas idéias sobre a educação intercultural como metodologia para a implementação desse tipo de prática jurídica. A justiça comunitária já é uma prática antiga nos países da América andina e agora no Brasil começa a surgir.
Mais do que a suposta junção político-filosófica entre justiça comunitária e educação emancipatória, a qual, de por si, já indicaria um certo engajamento ideológico que justificaria o entrelaçamento destes dois campos sociais, pretende-se caminhar na proposição de alguns pressupostos pedagógicos inspirados nos conceitos de uma educação intercultural significada. Ou seja, uma estratégia revalorativa e crítica das fontes de conhecimento do trabalho formativo e das formas de aceder aos elementos da cultura capaz de fornecer um outro lugar teórico e metodológico às práticas comunitárias de administração da justiça.
Thaisa de Souza é  Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora-membro do IELA e pesquisadora central da equipe do projeto financiado com recursos do CNPq sobre experiências problematizantes de justiça comunitária no Brasil. Tem estado vinculada ao tema da Justiça Comunitária há dez anos, realizando estudos empíricos e processos de formação.
Local: Mini-Auditório da Economia – CSE/UFSC – Primeiro andar Dia: 30 de setembro Hora: 18:30

 

Últimas Notícias