História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Kerexu foi a terceira indígena mais votada no país
Texto de Cris Tupã
Indicada para ministério pelo povo Guarani e a sua organização, a Comissão Guarani Yvyrupa , Kerexu Yxapy, mulher guarani de Santa Catarina vai para Brasília compor Grupo de Trabalho de transição de governo do presidente eleito, Lula.
Kerexu é liderança de território na cidade de Palhoça, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e recebeu mais de 35 mil votos em sua candidatura para Deputada Federal.
Ativista indígena é mulher bioma da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)
Kerexu e outras candidatas indígenas entraram com muita força nessas eleições com a proposta de eleger a Bancada do Cocar, feito inédito na História política nacional. Foram eleitas Celia Xacriaba e Sônia Guajajara, Kerexu foi a terceira mais votada no Brasil.
Com experiência internacional (COP 26, Barcelona, França e Inglaterra) Kerexu vai à Brasília para esse novo desafio em sua vida. Essa mãe, avó, professora, ativista e líder Guarani tem se mostrado muito capaz em realizar os propósitos do seu povo, a saber: o bem viver, o cuidar da natureza e promover o futuro melhor para todos e todas que vivem.
Os nomes que estão na lista de indicações, feita pelos povos indigenas de organização de base são:
Sonia Guajajara
Joenia Wapichana
Eloy Terena
Weibe Tapeba
Kerexu Yxapyry
Quem vai fazer a indicação do nome será a APIB a partir da indicação e o alinhamento da liderança com o a articulação nacional e seu compromisso com sua base. Não foi perguntado para os indicados aceitam ou não.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA