Início|EUA|Mais violência para o Haiti

Mais violência para o Haiti

-

Por Elaine Tavares em 01 de outubro de 2025

Mais violência para o Haiti

Foto: Acnur – Juan Pablo Terminello

O infame Conselho de Segurança da ONU, que até hoje não conseguiu deliberar pelo cessar fogo em Gaza, onde Israel comete um genocídio, por conta do veto dos EUA, acaba de aprovar uma nova ocupação no Haiti. Depois de ter destruído o país, depondo o presidente Jean Aristide em 2004, ocupando militarmente e, mais tarde, deixando-o entregue ás pandilhas criminosas, resolveu criar o que chama de “nova força” para combater as gangues que hoje tomam conta do país. Assim, vão ampliar militarmente a Missão Multinacional de Segurança, buscando “frear a violência”.

A resolução – de um total cinismo – foi apresentada pelos Estados Unidos e pelo Panamá. Recebeu 12 votos favoráveis e três abstenções (China, Rússia e Paquistão). É verdadeiramente um escárnio que este conselho aprove o envio de quase seis mil novos soldados ao Haiti, promovendo assim mais violência e terror a uma população que não consegue se erguer pelas próprias pernas. Quando algum avanço acontece na organização popular, lá vem os Estados Unidos querendo tutelar o Haiti, como um castigo que não tem fim. Afinal, os EUA nunca conseguiram compreender ou perdoar o fato de o Haiti ter realizado uma revolução vitoriosa e ter colocado o grande Napoleão no chinelo, enquanto eles tiveram de comprar a Louisiana aos franceses.

Alí, no Haiti, segue se expressando o tanto de perversidade que os EUA podem promover. E o estapafúrdio presidente quer o Nobel da Paz. Outra vergonha mundial que pode muito bem acontecer, afinal, o planeta parece ser deles….

 

Últimas Notícias