Lançamento do livro "Teoria Marxista da Dependência"

21 de Setembro de 2018, por IELA

 


O professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mathias Seibel Luce, lançará seu livro "Teoria marxista da dependência – problemas e categorias, uma visão histórica", recentemente publicado pela editora Expressão Popular, no dia 27 de Setembro, às 18:30. A atividade, que contará com uma discussão sobre o tema da dependência é organizada pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e acontecerá no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.

Saiba mais sobre o livro:

A teoria marxista da dependência (TMD), uma das vertentes mais férteis do pensamento crítico, tem se revelado cada vez mais vigente e necessária, oferecendo caminhos de investigação para a crítica rigorosa e a luta pela superação das estruturas de poder que se exercem sobre a classe trabalhadora e nossos povos, em nossa realidade social subordinada às relações imperialistas, onde a exploração do modo de produção capitalista enquanto economia mundial se impõe sob formas que se agudizam. Este livro é fruto de dez anos de pesquisas. Assumimos o desafio de realizar uma síntese teórica das principais categorias da TMD e expor o desdobramento histórico-concreto de suas relações. O resultado que o leitor e a leitora tem em mãos consiste, a uma só vez, de um trabalho de crítica da economia política e de história econômica, que submetemos ao debate oferecendo este texto à classe trabalhadora brasileira e latino-americana, como contribuição à explicação de nossa realidade social e para apoiar as lutas pelas transformações estruturais que precisam ser encaradas, tendo como horizonte nossa definitiva emancipação.

E sobre o autor:

Mathias Seibel Luce é professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Coordenador do HEDLA - Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-Americana. Desenvolve pesquisas sobre: superexploração do trabalho, formação social brasileira, História da América, teoria do valor, imperialismo, teoria marxista da dependência e sobre Teoria da História em Marx. E atualmente, é pós-doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do NIEP-Marx.

O QUE? Lançamento do Livro "Teoria Marxista da Dependência - problemas e categorias, uma visão histórica"do professor Mathias Seibel Luce (UFRGS).

QUANDO? Dia 27/09, terça-feira, às 18:30.

ONDE? No Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.