Início|Cidade|O circuito imobiliário na América Latina

O circuito imobiliário na América Latina

-

Por IELA em 20 de maio de 2025

O circuito imobiliário na América Latina

O Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina (OcupaSC), em conjunto com o Instituto Cidade e Território (@itcidades) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, promove o lançamento do livro “O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile”, de autoria do economista e doutor em desenvolvimento econômico Vitor Hugo Tonin, formado pela UFSC e com passagem pelo IELA.

O lançamento será na próxima sexta-feira (23/05), às 18h, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Resultado da pesquisa de doutorado do autor, realizada na UNICAMP, o trabalho tem como questionamento central o porquê que ainda há, na América Latina, problemas de acesso à moradia e à cidade. Como forma de compreender e responder essa pergunta, o livro desenvolve um estudo sobre o Chile, no entendimento de que lá foi onde mais se desenvolveu o mercado imobiliário capitalista e que, ainda assim, verificam-se problemas no acesso à moradia, como o déficit habitacional e a qualidade urbanística das moradias.

A publicação do livro veio de um convite do Observatório das Metrópoles e o financiamento da impressão foi feito pelo Sindicato Químicos Unificados e pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.

Esse lançamento faz partes dos esforços desenvolvidos pelo OcupaSC para a realização, promoção e divulgação de pesquisas científicas, especialmente sobre a questão urbana.

Últimas Notícias