Oswald de Andrade cada dia mais atual dentro e fora das letras
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos
Aguarde, carregando...
Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Partindo da Geografia a jornalista Miriam Santini de Abriu decidiu pesquisar como o chamado jornalismo ambiental tratava o tema do desenvolvimento sustentável, buscando observar como era apresentado o tema do espaço e da presença humana. Ela então se debruçou sobre periódicos especializados e constatou que o jornalismo, via de regra, culpabiliza as pessoas isoladamente pela destruição ambiental (principalmente os pobres), poupando os grandes empreendimentos e a proposta capitalista de progresso. Na verdade, Miriam desvela toda a ideologia que perpassa o discurso do “sustentável” dentro do capitalismo.
A dissertação acabou se transformando em um livro publicado com o nome “Quando a palavra sustenta a farsa”, editado pela Editora da UFSC.
Agora, o IELA publica na íntegra a dissertação buscando contribuir com o debate sobre o tema. A dissertação foi defendida em 2004 e orientada pelo professor Nazareno José de Campos. Uma leitura imprescindível para quem quer entender a lógica do desenvolvimento sustentável que, tal como mostra a pesquisadora, nada mais é do que farsa.
Baixe aqui em PDF
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos
Texto: Elson Concepción Pérez - Granma
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica
Texto: IELA
Texto: IELA
Texto: IELA