Conexões Universitárias
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O mundo do trabalho e a dependência
14.06.2010 – O Instituto de Estudos Latino-Americanos promoveu neste mês de junho um importante seminário voltado à pós-graduação, com a participação de pesquisadores do IELA e do professor da Universidade Nacional Autônoma do México, Adrián Sotelo Valencia. O seminário “Centralidade do Trabalho e Dependência na América Latina”, organizado em parceria com a pós-graduação em Educação e em Economia, mostrou a capacidade do instituto em dar respostas teóricas aos problemas do presente.
A atividade, organizada pela professora Roselane Fátima Campos, ofereceu aos alunos da pós graduação os seguintes temas: O trabalho nos Grundisse e no Capital de K. Marx, a reestruturação produtiva e mundo do trabalho na América Latina; Teoria marxista da dependência: história e principais conceitos e Modo de acumulação de capital. Ministraram os cursos os professores Adrián Sotelo, Waldir Rampinelli, Lauro Mattei e o pesquisador do IPEA/IELA, Fernando Correa Prado.
A avaliação do seminário foi bastante positiva, uma vez que o mesmo ofereceu aos estudantes visões diferenciadas sobre o mundo do trabalho, permitindo uma síntese acerca do tema e oferecendo uma proposta metodológica sobre como se estuda os teóricos. Para o presidente do Iela, professor Waldir Rampinelli, o seminário mostrou que o instituto está cada vez mais integrado à vida intelectual e acadêmica da Universidade e isso só confirma a importância do IELA no contexto universitário. “Nós discutimos temáticas do nosso tempo, com proposta metodológica inovadora e reforçamos cada dia mais a vocação teórica do instituto, na consolidação de propostas concretas para a realidade latino-americana”.
O IELA ainda aproveitou a passagem do professor mexicano Adrián Sotelo por Florianópolis para realizar uma conferência aberta sobre a reestruturação do mundo do trabalho, assim como para lançar o livro de Adrián, sobre o mesmo tema, que foi traduzido ao português pelo pesquisador do IELA, Fernando Correa Prado.
Texto: IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: IELA
Texto: IELA