Início|Sem categoria|Povo equatoriano diz sim à Constituinte

Povo equatoriano diz sim à Constituinte

-

Por IELA em 16 de abril de 2007

Povo equatoriano diz sim à Constituinte
16/04/2007
Um absoluto e contundente SIM foi marcado “pelo povo equatoriano, que já não se deixa enganar, declarou, emocionado, o presidente Rafael Correa, justo no dia em que completava três meses de mandato, enfrentando uma feroz oposição parlamentar contra a Assembléia Nacional Constituinte. Pois neste domingo, dia 15, o povo foi às urnas para deliberar sobre instalação da Assembléia Nacional Constituinte. O resultado foi de 78,1% pelo SIM e 11,5% pelo NÂO (7,1% de votos nulos e 3,3% de votos em Branco). Agora, com esta decisão, o presidente espera que os deputados da oposição entendam de uma vez por todos, que, no Equador, o que manda é a vontade popular.
Apesar da vitória avassaladora do SIM, os derrotados ocuparam os meios de comunicação queixando-se do comportamento do povo equatoriano. Segundo a rede Altercom, o multimilionário bananeiro Álvaro Noboa, que chegou neste domingo de Miami, e o ex vice-presidente Oswaldo Hurtado, da Democracia Cristã, declararam que o povo havia se equivocado e que, inclusive, deverá se arrepender de haver votado pelo sim.
Já a população, que há muito tempo espera para ver sua vontade respeitada, festejou até altas horas da noite e se prepara para a grande disputa que vai enfrentar contra o capital internacional e a burguesia nacional. Muito caminho ainda há por fazer. As eleições que escolherão os deputados constituintes certamente serão um novo campo de batalha, mas todos estão confiantes. O Equador segue firme no rumo de uma democracia participativa e um governo que tem não só a cara, mas o coração popular. Em meio a euforia da vitória pelo Sim , o presidente Rafael Correa também anunciou que nesta semana que se inicia, o Equador encerra sua relação com o Fundo Monetário Internacional e também com o Banco Mundial. “Não vamos mais tolerar a intervenção estrangeira”.

 

Últimas Notícias