Brincadeira das Crianças Guarani
Kyringue mbya onheovanga regua
Yma’ma kyringue kuery onheovanga raka`e pindo guyre mandi’o va’e.
Onheovanga vy mandi’o va’e vy ma opeixa, petein oiko rã kyrin va`e ojogua va’e rã mandi’o,ha`e vy ma oipora vora natain ve va’e, ha’e vyma omboí petein mandi’o.
Xamõi ijayvu vy ma mba’e xa pa yma kyringue onheovanga raka’e, omombe’u ta mba’exa pa onheovanga yma kyringue ikuai va’e kuery, oiporu avakue`i raka’e guyrapa, mbaraka, mbaraka mirim’in, ravé’i, angu’a pu,ha’e gui nhandepo py guá,Há’e gui kunhangué ma oiporu raka’e takuapu ri ve.
Ava’e py ma inhe’enguxu va`e kuery ha`e gui inhengue ramo va’e rembiapo. Inhe’enguxu ramo va’e ma ogueru jape’a ,pira ojopoi ka’aguyre oo há’é gui ogueru tatu’i, mynkunren. Kunhatain kuery ma avakue pe ombojy va’e rã ogueru ramo, ha`e gui oityru avã ombojy.
Ha’e gui kova`e ojapo pa ma vy oo ju opy’i re oporai aguã.
Brincadeiras das crianças
Antigamente as crianças guarani brincavam de mandioca embaixo das palmeiras.
Brincavam assim: Uma criança era comprador de mandioca e escolhia a mandioca que é mais fácil de tirar e depois tirava uma por uma.
Pajé contava como era as brincadeiras das crianças guarani de antigamente. Os meninos usavam arco e flecha e violão, chocalho, tambor, rabeca. As meninas usavam bastão de bambu.
Quando os meninos estão virando adolescentes trabalham trazendo a lenha e pescam, vão no mato para caçar, as vezes trazem tatu e gambá. E quando as meninas viram mocinhas fazem muitas coisas e fazem comida para os homens que trabalham, e depois de jantar vão na casa de reza para cantar e dançar.
As meninas falavam para os meninos pra ir no mato buscar a lenha e pra trazer algumas coisinhas, pilão e tatu, sagui e gambá. E as meninas faziam pamonha e mbojape. Antigamente as crianças dançavam e cantavam no espaço da casa de reza, e depois quando chegava a noite as crianças entravam na casa de reza e pulavam.
Projeto de pesquisa e extensão que promove a formação de jovens indígenas em diferentes linguagens e técnicas na área da comunicação digital, focado especialmente na produção audiovisual, para que atuem como produtores e multiplicadores de informações e representações locais.
Acesse a página do projeto.