Cuba resiste, a luta segue
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
A REBELA – Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, publicação do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina, acaba de ser classificada no estrato A4 do Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O Qualis Periódicos é o sistema utilizado pela CAPES para avaliar a qualidade de revistas acadêmicas nas quais programas de pós-graduação divulgam sua produção científica. Os periódicos são distribuídos em estratos que vão de A1 (o mais elevado) a C, passando por A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4. A classificação mais recente, referente ao quadriênio 2021–2024, trouxe um avanço significativo para a REBELA, que passou do estrato B1 para A4.
Embora tenha como área-mãe Ciência Política e Relações Internacionais, a REBELA é avaliada em outras treze áreas do conhecimento: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia/Arqueologia; Artes; Direito; Economia; Educação; História; Interdisciplinar; Linguística e Literatura; Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Saúde Coletiva; Serviço Social; e Sociologia.
Fundada em 2011, a Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos publica artigos, resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos dedicados à América Latina e ao pensamento crítico latino-americano. Desde então, já ultrapassou a marca de quarenta edições publicadas e, a partir de 2024, adotou periodicidade semestral.
A nova classificação representa um importante reconhecimento da qualidade editorial, da relevância intelectual e do impacto — regional e internacional — alcançados pela REBELA no campo dos estudos latino-americanos, reforçando seu papel como referência na produção crítica voltada ao continente.
Texto: IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: Alejandro Olmos Gaona
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica