Judiciário colombiano anula sentença de Uribe
Texto: Elaine Tavares
Aguarde, carregando...
A Editora Insular, de Florianópolis, está com um lançamento imperdível. Finalmente traduzido para o português o clássico de André Gunder Frank: Reorient. No dizer de Nildo Ouriques: “Este trabalho foi publicado em inglês em 1998 quando a China ainda não era reconhecida como “potência emergente” capaz de rivalizar com o principal país imperialista de nossa época, os Estados Unidos. Entretanto, não somente as previsões de Frank, mas especialmente seu radical revisionismo histórico exibiu as debilidades de vários autores e linhas de interpretação consideradas até então canônicas na análise do sistema mundial, razão pela qual tanto as contribuições de Wallerstein, Braudel, Weber e até mesmo Marx foram questionadas com excelentes argumentos e não menor dose de heresia.
A denúncia do caráter eurocêntrico da teoria social dominante entre nós adquiriu nessa obra – e em outros escritos do autor – um rigor que descarta a maioria daqueles que pretenderam de maneira rasa e irresponsável negar valor às tradições teóricas inspiradas em Marx e no marxismo, para dar apenas o exemplo mais eloquente e importante. André Gunder Frank não deixou de reconhecer imenso valor na obra de Marx e, embora jamais tenha se definido como marxista, sempre teve na obra do alemão um interlocutor absolutamente necessário para afirmar suas notáveis contribuições”.
Agora, com esta tradução da Insular: Reorientar – Economia Global na Era Asiática, o público brasileiro poderá desfrutar da notável contribuição de Gunder Frank num momento em que nosso país exibe sem constrangimentos imenso desprezo pela teoria e pela história nos partidos, no sindicalismo, na academia, nas organizações sociais e, sobretudo, nos chamados “líderes políticos”.
O livro estará à venda na banca da Insular, nas Jornadas Bolivarianas que acontecem nesta quinta-feira, às 19h, no Auditório do Centro Socioeconômico/UFSC.
Texto: Elaine Tavares
Texto: Abdiel Rodríguez Reyes - Panamá
Texto: Aline Goldberg - Doutora em Letras
Texto: Elaine Tavares
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos