Programa Pensamento Crítico – Israel e o genocídio na Guatemala (E 175)
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Sindicato de Jornalistas de SC promove Primavera Quente
28.08.2009 – O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina batizou de Primavera Quente a série de atividades em defesa do diploma para o exercício da profissão de jornalista e contra os oligopólios de mídia. A primeira será no dia 3 de setembro, quinta-feira, das 11 às 14 horas, na Esquina Democrática, em Florianópolis, com o lançamento de um abaixo-assinado e de um texto explicativo para a população sobre os problemas provocados pela concentração de meios de comunicação em Santa Catarina, com ênfase no caso do Grupo RBS. O ato também será feito nas principais cidades do Estado.
Esta é a segunda iniciativa do Sindicato em 2009 em relação à questão dos oligopólios de mídia. A primeira foi em 28 de abril, com a realização de um debate com o procurador Celso Tres e com Danilo Carneiro, estudioso do sistema capitalista e membro do Grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro. Tres representou o Ministério Público Federal em Santa Catarina, que propôs uma Ação Civil Pública contra a empresa dos Sirotsky, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a União, tendo como base a ilegalidade do oligopólio.
O objetivo é que o abaixo-assinado circule em todo o Estado e seja anexado à Ação Civil Pública. Em Santa Catarina a RBS é dona de praticamente tudo o que se lê, ouve e vê, configurando uma flagrante violação à Constituição.
A expectativa do SJSC é de quem outros Estados realizem estudos sobre a situação da mídia e também atuem no sentido do fim da concentração da comunicação, na luta por soberania comunicacional.
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica
Texto: Michel Goulart da Silva
Texto: Consuelo Ahumada - Colômbia