Memória – Crise Colômbia e Equador/2008
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Trabalhadores se mobilizam em luta na Bolívia
11.04.2012 – Já há algumas semanas que os trabalhadores de diversos setores estão organizados em lutas particulares, seja por melhoria de condições de trabalho ou salários. Essa semana os conflitos se agravaram porque a Central Obrera Boliviana (COB) se retirou da mesa de negociação que mantinha com o Ministério do Trabalho para discutir questões trabalhistas, por não aceitar a presença dos patrões. Por todo o país estão explodindo protestos. Na segunda-feira, populares de Sica-Sica bloquearam a estrada que vai de La Paz a Oruro reivindicando mais segurança na localidade, enquanto os trabalhadores da saúde – que estão em greve – fecharam a autopista que vai até a cidade de El Alto. Até o terminal de ônibus fechou as portas durante a noite uma vez que nenhum ônibus podia chegar, por conta do trancamento das vias.
Os trabalhadores da saúde, incluindo aí os médicos seguem na greve em luta contra um decreto governamental que aumenta de seis para oito horas a jornada de trabalho e realizam uma grande marcha em La Paz. O governo já declarou a greve ilegal e está prometendo a ação do Ministério Público para desativar o movimento uma vez que segundo as informações, os hospitais já registram mais de 1,3 milhões de bolivianos em prejuízos por conta da paralisação dos médicos.
Toda essa mobilização está servindo de faísca para que outras entidades laborais ponham na rua as suas demandas. A Federação dos Mineiros e a COB chamaram uma paralisação de 24 horas para hoje, na qual se somarão aos trabalhadores que já estão parados. Eles reivindicam um salário mínimo de 8.309 bolivianos.
Não bastassem essas movimentações também se avizinham protestos contra o aumento do transporte que deve sair essa semana, assim como o governo tem de enfrentar a ocupação de prédios por parte de algumas comunidades indígenas que protestam contra a instalação de uma fábrica poluidora na comunidade de Rio Grande. Também algumas vítimas das ditaduras passadas iniciaram uma greve de fome reivindicando ressarcimento.
Até o final da semana as ruas de La Paz estarão em polvorosa. Vamos acompanhar.
Texto: Alejandro Olmos Gaona
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Cristiane Sabino
Texto: IELA