Estados Unidos: una supernova en una galaxia decadente
Texto: Rafael Cuevas Molina
Aguarde, carregando...
Desde o nascimento do IELA, em 2004 (ainda como Observatório Latino-Americano), as atividades ligadas à área de comunicação sempre ocuparam espaço de destaque. Quando na UFSC isso nem era comum, o IELA buscou registrar em vídeo suas palestras e eventos, como o mais importante deles, as Jornadas Bolivarianas, que já ocorreram em 15 edições.
Em 2016 demos um passo ainda maior, ao produzirmos o Pensamento Crítico, um programa de análise da conjuntura brasileira e latino-americana, que é exibido semanalmente na TV UFSC. Mais recentemente (em 2022) foi a vez de criarmos o programa Falações Esportivas, em parceria com o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da UFSC, que produz debates sobre a prática esportiva desde uma perspectiva crítica e que também é exibido na TV UFSC.
Do mesmo modo, desde 2013 temos mantido um canal no Youtube, ampliando o alcance das produções do IELA para além dos limites geográficos da Grande Florianópolis. No canal concretizamos grande parte do trabalho de pesquisa do Instituto, rompendo os muros universitários e os limites geográficos, e levando os grandes debates sobre a América Latina e o pensamento crítico latino-americano para o público em geral.
No canal do Youtube, se somaram aos programas de televisão, gravações de eventos e entrevistas, variadas séries de pequenos de vídeos, como os Los Nuestros, os Pensadores da Pátria Grande, e mais recentemente, a série Operação Águia, que buscam difundir os estudos latino-americanos em pequenas “pílulas” audiovisuais.
Assim, uma vez que em 2023 completamos 10 anos de existência do nosso canal no Youtube, decidimos realizar um levantamento com alguns números que ilustram o alcance da nossa produção. Nesse último ano, chegamos a mais de 52.000 inscritos no canal, e nossos vídeos somaram 429.000 visualizações, portanto, quase meio milhão de visualizações. O tempo de exibição total dos conteúdos produzidos pelo Instituto foi de 74.000 horas em 2023, e na lista abaixo você pode conferir os 15 vídeos mais assistidos que foram publicados neste ano. Aproveite!
Texto: Rafael Cuevas Molina
Texto: Rosane Talayer de Lima
Texto: Rafael Cuevas Molina
Texto: Elaine Tavares
Texto: Cristóbal León Campos