Início|Arte|Venezuela promove a Bienal do Sul

Venezuela promove a Bienal do Sul

-

Por IELA em 07 de julho de 2015

Venezuela promove a Bienal do Sul

Caracas, a capital da Venezuela, será a sede da I Bienal del Sur, com a proposta de divulgar a arte dos povos em resistência. O evento começa no dia primeiro de novembro e vai até o mês de fevereiro de 2016. A Bienal homenageará a Palestina por ser esse país um dos melhores exemplos de “Povo em Resistência” e contará com a participação de mais de 109 artistas de mais de 40 países.
A programação cultural, impulsionada pelo Ministério de Cultura da Venezuela, terá sua sede no Museu de Belas Artes. A Venezuela terá o maior número de artistas selecionados, cerca de 20 e contará com a presença de cinco professores convidados. Haverá uma mostra especial da arte da Palestina, mostrando as expressões artísticas que a resistência tem gerado como catalizadora de obras nas quais viajam o pensamento e a dignidade de seu povo.
Esta Bienal se diferencia das demais bienais que acontecem no mundo por não ter um caráter mercantilista da arte. Sua proposta é apresentar a arte como uma necessidade vital dos povos, principalmente daqueles que estão em resistência.  “As artes servem para unificar critérios, para que as gentes entendam que não somos um povo de luta individual. O que vamos fazer na Venezuela é traduzir as vozes de muitos artistas com um mesmo ideal que é de estar em luta contra o imperialismo”, diz a diretora do Instituto de  Artes da Imagem e do Espaço (Iartes), Morella Jurado.
Segundo ela, com essa Bienal se dará cumprimento ao que já tinha sido impulsionado pelo líder da revolução venezuelana, Hugo Chávez, que dizia que a cultura tem de ser a meta transversal da política pública: “a cultura é a chama que move a revolução”.
Publicado por Telesur: http://www.telesurtv.net/news/Capital-venezolana-se-vestira-de-arte-con-la-I-Bienal-del-Sur-20150703-0021.html

Últimas Notícias