Início|Brasil|Mario Maestri, na UFSC, fala sobre historiografia da escravidão

Mario Maestri, na UFSC, fala sobre historiografia da escravidão

-

Por Elaine Tavares em 31 de outubro de 2023

Mario Maestri, na UFSC, fala sobre historiografia da escravidão

O IELA traz à Florianópolis o historiador Mário Maestri, autor de vasta obra sobre a história brasileira, para a conferência “Historiografia da escravidão no Brasil”. Será no dia oito (08) de novembro, às 18h30min, no Mini auditório do CAD, sala D117, do CSE.

Militante político durante a ditadura militar foi preso, julgado e absolvido, indo então para o Chile onde militou no MIR e participou da resistência ao golpe de 1973. Com a consolidação do golpe no Chile viajou para o México e depois para a Bélgica onde finalizou sua graduação no Centro de História da África da Universidade Católica de Lovaina. Fez mestrado defendendo o tema da África negra pré-colonial e seu doutorado tratou da escravidão colonial no Rio Grande do Sul, trabalho pioneiro focando na resistência do trabalhador escravizado no sul do Brasil. Seu orientador nos dois trabalhos foi o africanista Jean-Luc Vellut.

Mário voltou ao Brasil em 1977 e seguiu a luta contra a ditadura militando na Convergência Socialista e na ORM-DS. Nos anos 1980 somou-se à construção do Partido dos Trabalhadores do qual se afastou quando percebeu sua orientação socialdemocrata. Mais tarde participou da fundação do PSOL, mas abandonou o partido quando da sua virada eleitoreira. Hoje, se identifica como um comunista sem partido.

Maestri lecionou na FURG, em Rio Grande, participou do programa de pós-graduação em História da UFRJ, quando de sua constituição, e da PUC-RS, na Universidade de Caxias do Sul. Também ensinou na UFRGS, de onde se demitiu e encerrou sua carreira de professor no Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (mestrado e doutorado), onde orientou 56 trabalhos de pós-graduação em História (mestrado e doutorado), sobretudo sobre a história da escravidão colonial no Rio Grande do Sul e no Brasil; da imigração colonial-camponesa no Rio Grande do Sui; da economia pastoril escravista sulina; da arquitetura e escravidão e da bacia do Prata, com destaque para a história da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). Escreveu uma história geral sobre aquele conflito, em quatro livros, publicados no Brasil e no Paraguai (Editora Intercontinental). Aposentado, é professor colaborador do PPGH da UPF.

Mario Maestri atualmente vive na Itália, mas segue ativo na pesquisa e na escrita. Seu mais recente livro é “Filhos de Cã, Filhos de Cão – o trabalhador escravizado na historiografia brasileira – Ensaio de interpretação marxista” e é sobre o conteúdo deste livro que profere conferência na UFSC, no dia 08 de novembro, às 18h30min, no Mini auditório do CAD, sala D117, do CSE. Uma ocasião importante para debater com um dos mais importantes historiadores do país.

Últimas Notícias