Início|Sem categoria|50 anos do Golpe de Estado de 64

50 anos do Golpe de Estado de 64

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

50 anos do Golpe de Estado de 64

50 anos do Golpe de Estado de 64

05.04.2014  – Em Criciuma, o Coletivo Memória,Verdade e Justiça João Batista Rita, os cursos de Direito, Geografia, História, Economia, Artes Visuais, Secretariado Executivo, os programas de pós-graduação em Educação e em Desenvolvimento Sócioeconômico da Unesc e sindicatos de trabalhadores promovem nos dias 10, 11 e 12 de março de 2014, o evento 50 anos do Golpe de Estado de 64. As atividades acontecem no auditório Ruy Hulse e miniauditório do bloco P, na Unesc, e é aberto ao público.
Para a noite de abertura, está confirmada a presença de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart. Mesas redondas temáticas, que falam da relação da ditadura com movimentos sociais, estudantis e sindicais, das mulheres e jovens, e sobre a participarão dos EUA no Golpe permearão os três dias de encontro.
“O objetivo do evento é para que nunca se esqueça e para nunca mais aconteça este período da história recente do nosso país. Foram muitas experiências, sofrimentos, conflitos de classes que marcaram nosso povo e nosso tempo”, explica Marlene Soccas, ex-presa política e uma das coordenadoras do Coletivo. Na programação ainda estão agendadas mostra de filmes, exposição de pôsteres com fotos da ditadura, lançamento de livros e programação artístico-cultural.
Programação (ainda sujeita à ajustes)
Dia 10.03.2014
18h às 19h: Lançamento de livro com autógrafo, evento artístico-cultural, exposição de posters com o tema “Ditadura” e “A Imprensa e a Ditadura”.
19h: Conferência de abertura: Filho do ex-presidente João Goulart, filósofo João Vicente Goulart (confirmado).
Local: Auditório Ruy Hülse
Dia 11.03.2014
8h20 às 12h: Mesas redondas temáticas, eventos artísticos e exposições.
8h: 1ª Mesa redonda: O Golpe de 64, Movimentos Sociais e Sindicais Local: Auditório Ruy Hülse
Professor Dr. Antonio Luis Miranda – Universidade Federal da Fronteira Sul Ivan Pinheiro – PCB Ciro Pacheco – ex-preso político 8h: 2ª Mesa redonda: Mulheres e a Ditadura Militar Local: Mini-auditório do Bloco P
Rosângela de Souza – Advogada e ex-presa política Derlei Catarina de Lucca – Professora e ex-presa política Marlene Soccas – Dentista e ex-presa política   14h às 16h30: Mostra de filmes e documentários: Batismo de Sangue e Zuzu Angel, seguido de debates.
17 às 18h30: Lançamento de livros, eventos artísticos e exposições.
19h: 3ª Mesa redonda: A Participação dos EUA e dos empresários no Golpe de 64 Local: Mini-auditório do Bloco P
Ivan Seixas – Jornalista e ex-preso político Nildo Ouriques – professor na UFSC
19h: 4ª Mesa redonda: O Golpe de 64, os Jovens e o Movimento Estudantil Local: Auditório Ruy Hülse
Amadeu Felipe da Luz Ferreira – Ex-capitão do Exército e ex-preso político Bernadete Aued – Profa. Dra. da UFSC Jorge Leal –  Ex-líder estudantil e ex-preso político
Dia 12.03.2014 
8h20 às 12h: Mesas Redonda Temáticas, eventos artísticos e exposições. 8h: 5ª Mesa Redonda: Os Três Poderes do Estado e a Ditadura Militar Local: Auditório Ruy Hülse
Mônica Ovinski Camargo Cortina – Profa. Ma. da Unesc Nildo Inácio – Prof. Me. da FURB Reginaldo de Souza Vieira – Prof. Dr. da Unesc 14h às 16h30: Mostra de filmes e documentários: Batismo de Sangue e Zuzu Angel, seguido de debates.
19h às 22h: Mesa Redonda Temática, eventos artísticos e exposições.
19h: 6ª Mesa Redonda: O Golpe de 64 e o Poder da Imprensa Local: Auditório Ruy Hülse
Milioli Neto – radialista Elaine Tavares – jornalista na UFSC Marli Vitali – jornalista e professora da SATC

Últimas Notícias