Início|Brasil|580 dias de prisão

580 dias de prisão

-

Por Gilberto Felisberto Vasconcellos em 24 de novembro de 2022

580 dias de prisão

Do meu amigo Sylvio Massa procede a curiosidade sobre o que passou na cabeça de Lula durante os 580 dias em que esteve preso.

Não é trivial comer cadeia. Outros líderes não foram presos a exemplo de Getúlio Vargas, de João Goulart e de Leonel Brizola. Uma escola de pensamento já foi a prisão czarista para os revolucionários bolcheviques, informou o historiador Isaac Deutscher, o biógrafo de Trotsky e Stalin.

O que teria aprendido Lula na cadeia de Sergio Moro, o Marlon Brando das jornalistas da Globo News? Certamente deve ter alguma coisa a ver com o aqui e agora.

Jair Bolsonaro pinçado pelos pupilos do general Silvio Frota no piquenique sangrento do Haiti, a proeza de ter chegado ao poder pelo voto, Dilma impichada por coisa alguma com a maldade do Congresso Agrobusinesss.

Os 580 dias transcorridos na prisão com luta de classes e castigo. Monólogo interior. Morrerei no cárcere ou voltarei nos braços do povo? Serei repudiado pelos militares golpistas que forjaram a marionete Bolsonaro?

A história é imprevisível. A FIESP. A Faria Lima. A banda dos economistas do real liderada por Pedro Malan, o Paulo Guedes tucano. A Raízen conspirando que nem Rockefeller de olho no esgotamento do Pré-Sal e sua substituição pelo álcool e óleos combustíveis.

Lula no meio de um redemoinho. O que terá aprendido e assimilado durante os 580 dias de cárcere?

A classe trabalhadora poderá ir em defesa de seu governo? E o pobretariado lumpenzazaroni sem eira nem beira?

Vemos um cenário melancólico com pequena burguesia histérica e enlouquecida acampada defronte aos quarteis pedindo intervenção militar.

Últimas Notícias