Início|América Latina|As intervenções estadunidenses na América Latina

As intervenções estadunidenses na América Latina

-

Por IELA em 22 de agosto de 2025

As intervenções estadunidenses na América Latina

Estamos vivenciando mais uma onda de ataques dos Estados Unidos a países latino-americanos, inclusive com ameaça de intervenção armada, como é o caso da  que vem sofrendo a Venezuela, chegando ao absurdo de os EUA oferecerem recompensa pela cabeça de um presidente democraticamente eleito. As sanções comerciais impostas ao Brasil através de taxas abusivas são outra forma de intervenção, bem como as ameaças ao México e a Colombia. Desde que roubaram parte significativa do México em 1846, anexando o que hoje é o estado do Texas, os Estados Unidos usam praticamente as mesmas táticas para convencer sua população e a opinião pública mundial, ou seja: a disseminação de mentiras.

A de hoje é a história de que a América Latina precisa ficar livre do narcotráfico, daí as ameaças à Colombia, México e Venezuela. Obviamente que isso não tem qualquer sentido, até porque se existe produção e tráfico de drogas nesta continente é muito em função do que demandam os mafiosos dos Estados Unidos. Vejam que a Colombia tem bases militares estadunidense desde há anos – fincadas durante governos de direita – e nunca chegaram sequer tocar o grande complexo da droga. Os verdadeiros motivos para os ataques são sempre outros: grupos de libertação nacional, governos de esquerda, petróleo ou outras riquezas que os EUA queriam se apropriar.

O IELA promoveu em 2023 um curso livre, ministrado pela professora Camila Vidal, no qual são apresentadas as intervenções dos Estados Unidos já realizadas na América Latina. São 12 aulas bastante ilustrativas que desvelam claramente os reais motivos que movem este país imperial, que se apresenta como xerife do mundo enquanto, na verdade é um dos principais vilões, cometendo crimes a revelia dos povos.

Convidamos vocês para que assistam as aulas para melhor compreender a realidade de Nuestra América. Depois de participar do curso ficará muito difícil ser engolido pela ideologia e pela mentira que os meios de comunicação tentam impor. Os Estados Unidos só levam morte e destruição.

Segue a aula 1. Depois é só ir seguindo uma a uma…

 

Últimas Notícias