Início|Cursos Livres|Começa hoje o Curso Livre sobre Irracionalismo

Começa hoje o Curso Livre sobre Irracionalismo

-

Por IELA em 07 de abril de 2022

Começa hoje o Curso Livre sobre Irracionalismo

As aulas serão ministradas por Francisco Canalonga nas seguintes datas: dias 07, 14, 21 e 28. Pela plataforma moodle da UFSC, sempre às 19h.
grupos.moodle.ufsc.br
Saiba mais sobre o curso.

Video of Para combater o irracionalismo
Ementa
Antes tratada como um resquício do caduco e bolorento stalinismo, a análise crítica do irracionalismo, especialmente aquela realizada pelo grande pensador marxista húngaro Georg Lukács, pouco a pouco vem se tornando não somente um objeto de interesse intelectual, mas um tema de necessidade social e isso não é contingente, mas explica-se pela própria força das coisas. O irracionalismo filosófico deixou nos últimos cinco anos de ser um problema meramente acadêmico, circunscrito somente aos muros das universidades e ao escopo de uma outra matriz metodológica – geralmente reunidas sob a alcunha abstrata e que nada explica de “pós-modernismo” – mas um problema de ordem política de grande escopo; ao redor do planeta vertentes variadas do irracionalismo filosófico tomam as ruas e conduzem setores amplos do debate político. A razão não é outra senão a crise cíclica do modo de produção capitalista e a necessidade material de transformação e recrudescimento do sistema político para dar uma resposta (reacionária) a tal crise, o irracionalismo não é senão o reflexo ideológico dessa crise, o que torna imperativa uma compreensão aprofundada de sua dinâmica interna e de seu arcabouço conceitual e caracterização de seu escopo político e ideológico.
O propósito do curso é oferecer de uma maneira ampla e panorâmica, mas sem jamais perder a profundidade necessária, uma análise crítica do fenômeno do irracionalismo filosófico em que se buscará, por um lado, precisar as razões de sua gênese histórica e a função ideológica e política que assume e, por outro, apresentar as principais determinações e articulações conceituais do pensamento irracionalista e a maneira como estes se apresentam e se objetivam nos sistemas de pensamento de autores “clássicos” dessa tendência ideológica, tais como Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger, de modo que seja possível compreender a maneira como, a partir das necessidades políticas e ideológicas da burguesia, o pensamento irracionalista se desdobra e aprofunda, até chegar nos dias de hoje e na atual conjuntura da guerra de classes, inclusive em nosso próprio país.
Plano das Aulas e Bibliografia:
Aula 1 – O que é o irracionalismo? (07/04)
Bibliografia:Lukács, Georg, A Destruição da Razão, Instituto Lukács, 2020 (Introdução e Primeiro Capítulo)
Bibliografia Complementar: Beiser, Frederick, Depois de Hegel – A filosofia alemã de 1840 a 1900, Unisinos, 2017.Losurdo, Domenico, Tra Hegel e Bismarck. La Rivoluzione del 1848 e la Crisi della Cultura Tedesca, Riuniti, 1983.Lukács, Georg “Marx e a Teoria da Decadência Ideológica” em Marx e Engels como Historiadores da Literatura, Boitempo, 2016)Mayer, Arno J., A Força da Tradição: a persistência do Antigo Regime (1848-1914), Companhia das Letras, 1987.
Aula 2 – Schopenhauer e Nietzsche (14/04)
Bibliografia:
Lukács, Georg, A Destruição da Razão, Instituto Lukács, 2020 (Capítulo Segundo e Capítulo Terceiro)Lukács, Georg, Como a Alemanha se Tornou o Centro da Ideologia Reacionária?, Coletivo Veredas, 2021 (Capítulo III)
Bibliografia Complementar:
Losurdo, Domenico, Nietzsche, o Rebelde Aristocrata, Revan, 2009.Salanskis, Emmanuel, “Sobre o eugenismo e sua justificação maquiavélica em Nietzsche” em Cadernos Nietzsche (32), 2013.Schopenhauer, Arthur, O Mundo como Vontade e Como Representação, UNESP, 2005.Varela, Nicolás Gonzáles, Nietzsche contra la Democracia, Montesinos, 2010.
Aula 3 – Lebensphilosophie, Heidegger e o Nacional-Socialismo (21/04)
Bibliografia:
Lukács, Georg, A Destruição da Razão, Instituto Lukács, 2020 (Capítulo Quarto)Lukács, Georg, Heidegger Redivivus em Verinotio v. 27 n. 1 (2021): György Lukács: 50 anos depois.
Bibliografia Complementar:
Faye, Emmanuel, Arendt y Heidegger: El exterminio nazi y la destrucción del pensamiento, Ediciones Akal, 2016.Faye, Emmanuel, Heidegger. A Introdução do Nazismo na Filosofia, É Realizações, 2015.Ferry, Luc / Renault, Alain, Heidegger y los Modernos, Paidós, 2001.Losurdo, Domenico, La comunidad, la muerte, Occidente : Heidegger y la ideología de la guerra, Losada, 2003.Ott, Hugo, Martin Heidegger. A Caminho de sua Biografia, Instituto Piaget, 2000.Varela, Nicolás Gonzáles, Heidegger. Nazismo y Política del Ser, Montesinos, 2017.
Aula 4 – Crítica do Irracionalismo Contemporâneo (28/04)
Bibliografia:
Lukács, Georg, A Destruição da Razão, Instituto Lukács, 2020 (Apêndice)
Bibliografia Complementar:
Pinto, Alvaro Vieira, Sociologia dos Países Subdesenvolvidos, Contraponto, 2008.Rocha, João Cezar de Castro, Guerra Cultural e Retórica do Ódio, Caminhos, 2021.
Inscrições até o dia 03 de abril no: http://inscricoes.ufsc.br/activities/7096/

Últimas Notícias