Início|Cuba|Cuba: candidatos são indicados pela população

Cuba: candidatos são indicados pela população

-

Por Wennys Díaz Ballaga em 07 de fevereiro de 2023

Cuba: candidatos são indicados pela população

Photo: Juvenal Balán

Todas as municipalidades nomearam e aprovaram seus candidatos a deputados para a Assembleia Nacional do Poder Popular, e ontem, 6 de fevereiro, eles iniciaram percursos para se reunir com os eleitores que representarão.

«Em um exercício legítimo e democrático, as candidaturas dos 470 deputados ao Parlamento cubano foram aprovadas, em 5 de fevereiro, nas sessões extraordinárias das assembleias municipais do Poder Popular (governos), realizadas em todo o país», informou María Consuelo Baeza Martín, presidente da Comissão Nacional de Nomeações (CCN). Baeza Martín explicou que após efetuadas as assembleias, que contaram com 95% de participação, a candidatura aprovada foi composta por 221 candidatos de base — delegados (vereadores) dos círculos eleitorais — 135 provinciais e 114 nacionais, enquanto do total, 55,3% são mulheres e 45,5% são negros e mulatos.

Destacou que 20% são jovens com menos de 35 anos; a idade média é de 46 anos, destacando-se os setores de Educação Geral (7,7%) e Educação Superior (5,1%); Saúde (6,6%); Esporte (2,6%), Imprensa (2,1%), entre outros, tais como a agricultura cooperativa, novos atores econômicos e defesa.

A presidente da CCN salientou que, tendo em mente que a Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) é o mais alto órgão constituinte e legislativo do país, isso exige que seus membros tenham um alto nível de educação, e é por isso que 95,3% dos propostos para deputados têm um nível de educação superior.

Com base no fato de que o sistema eleitoral cubano funciona com candidaturas abertas, e como mais uma demonstração de que a democracia que o sustenta é sólida, Baeza Martín anunciou que nas assembleias dos municípios de Carlos Manuel de Céspedes e Vertientes, na província de Camaguey, foi necessário alterar a candidatura proposta, pois os delegados, fazendo uso dos direitos que lhes são conferidos pela Lei Eleitoral, não concordaram com as propostas.

A presidente da CCN indicou que todos os candidatos devem ser certificados pelo Conselho Nacional Eleitoral, e acrescentou que, a partir de hoje até 24 de março, começarão as visitas aos seus municípios, para trocar diretamente com os eleitores que representariam, e que exercerão seu direito de voto nas eleições de 26 de março.

DUAS PROPOSTAS UNÂNIMES

O general-de-exército Raúl Castro Ruz, líder da Revolução Cubana, foi indicado, em 5 de fevereiro, como candidato a deputado, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Poder Popular de Segundo Frente, um território da província de Santiago de Cuba.

A menção do nome de Raul foi suficiente para que os delegados do órgão governante nesta região montanhosa apoiassem unanimemente sua candidatura.

Com entusiasmo semelhante do plenário, o pré-candidato Miguel Díaz-Canel Bermúdez, primeiro-secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, foi nomeado pelo município de Santa Clara, que em uma sessão extraordinária definiu seus oito candidatos.

O membro do Bureau Político do Partido e presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), Esteban Lazo Hernández, agradeceu ao povo do município de Arroyo Naranjo por todo seu apoio em mais de 20 anos de trabalho, após ser eleito, mais uma vez, neste domingo, 5 de fevereiro, candidato a deputado da 10ª Legislatura, por este distrito de Havana.

Dirigindo-se aos delegados da Assembleia Municipal após sua nomeação, Lazo Hernández disse que o trabalho que realizou nos últimos 25 anos não teria sido possível sem o apoio e o carinho do povo de Arroyo Naranjo, o município para o qual ele foi deputado, pouco depois de chegar a Havana, em agosto de 1994.

O POVO É PRIMEIRO

«O povo é primeiro e isto deve ser concretizado nos estreitos laços estabelecidos com a população». Assim disse Manuel Marrero Cruz, membro do Bureau Político do Partido e primeiro-ministro, após expressar sua gratidão emocional por sua indicação como candidato a delegado à Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP) pelo município de Gibara, na província de Holguín.

Alguns o chamaram de amigo de confiança, e Rigoberto Cruz Fernández, presidente do conselho popular de Gibara 2, destacou seu interesse permanente em promover o desenvolvimento do território, bem como a empatia em sua maneira de se relacionar com as pessoas nas comunidades do município.

DEMOCRACIA SÓLIDA

Na província de Cienfuegos, 20 candidatos a deputados foram aprovados, como sinal da sólida democracia que nos protege.

O membro do Bureau Político do Partido, dr. Roberto Morales Ojeda, secretário de Organização do Comitê Central, e Marydé Fernández López, primeira-secretária do Partido na província, lideraram a lista de candidatos a deputados, aprovada pelos delegados da Assembleia Municipal do Poder Popular do município principal.

Os discursos coincidiram em endossar a trajetória revolucionária dos indicados, com méritos éticos, políticos e humanos suficientes para representar com dignidade o povo de Cienfuegos no Parlamento.

HISTÓRIA E CONTINUIDADE

O vice-presidente da República, Salvador Valdés Mesa, e o membro do Bureau Político do Partido e secretário-geral da Central dos Trabalhadores de Cuba, Ulises Guilarte de Nascimiento, foram nomeados pela província de Mayabeque.

Em Artemisa, foram eleitos 23 candidatos, entre eles o Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez e o vice-primeiro ministro e titular da Economia e Planejamento, Alejandro Gil Fernández.

Enquanto isso, Osbel Lázaro Rodríguez, primeiro-secretário do Partido em Isla de la Juventud; Rafael Ernesto Licea, presidente da Assembleia Municipal, e Elier Ramírez Cañedo, vice-diretor do Centro Fidel Castro, receberam reconhecimento por suas destacadas carreiras, e o apoio dos presentes na sede do governo da ilha, localizada nos mares do sudoeste do arquipélago.

SERVIR A PÁTRIA ATÉ O ÚLTIMO DIA

O comandante do Exército Rebelde José Ramón Machado Ventura foi aprovado pela Assembleia Municipal do Poder Popular de Guantánamo como um dos 26 candidatos a deputado ao Parlamento.

Em nome dos indicados, Machado agradeceu ao povo de Guantánamo pela honrosa tarefa para a qual foi indicado, e disse que continuará, até o final de seus dias, servindo a pátria a partir desta responsabilidade, fazendo todo o possível para promover e preservar as conquistas sociais de Cuba.

O MAIOR COMPROMISSO

Um alto compromisso com Cuba e a Revolução. Foi assim que vários dos candidatos a deputados da província de Matanzas descreveram sua indicação, que terá 32 homens e mulheres na lista eleitoral, todos com uma média de idade de 41 anos.

No município principal, a candidatura de Jorge Luis Broche, membro do secretariado do Comitê Central do Partido; Susely Morfa, primeira-secretária do Partido na província; Daylín Alfonso, presidente da Assembleia Municipal do Poder Popular em Matanzas; Alisbeth Isaac Drig, especialista em trabalho social e vereadora no conselho popular de Versalles, e Taymí Martínez, diretora do hospital provincial, foram aprovadas por unanimidade.

Em outra das mais destacadas áreas econômicas e sociais, Cárdenas destacou a nomeação de Elián González Brotons, protagonista de um episódio que emocionou a pátria e o mundo, e representante da mais valiosa juventude cubana.

DE LESTE A OESTE, PURA DEMOCRACIA

Havia 23, 27, 34 e 35 candidatos a deputados — na mesma ordem — para as províncias de Ciego de Ávila, Pinar del Río, Granma e Camaguey, selecionados nas assembleias municipais do Poder Popular desses respectivos territórios, em exercícios de pura democracia.

Enquanto isso, 22 companheiros e companheiras representando vários setores da sociedade de Las Tunas compõem o total de candidatos a deputados deste território oriental, definido ali após um ato de transparência democrática, digno de exemplo no mundo.

Os delegados da Yaguajay, em Sancti Spíritus, elegeram Martha Ayala Ávila, membro do Bureau Político e diretora do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e Heroína do Trabalho da República de Cuba, e Esmeralda Laredo González, especialista em inspeção na delegação municipal da Agricultura e vereadora do círculo eleitoral.

A província aprovou a nomeação de 20 candidatos para a alta honra de serem deputados de uma Assembleia formada a partir do povo, pelo povo e para o povo.

***

publicado originalmente em Granma

Últimas Notícias