Início|Guatemala|Guatemala de José Arévalo: soberania em primeiro lugar

Guatemala de José Arévalo: soberania em primeiro lugar

-

Por IELA em 06 de dezembro de 2023

Guatemala de José Arévalo: soberania em primeiro lugar

Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco. Foi presidente do país no período que vai de março de 1945 a março de 1951, depois que o ditador Jorge Ubico foi derrubado pela revolução popular. No seu mandato colocou em cena uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas que verdadeiramente mexia nas estruturas do Estado até então uma espécie de marionete da United Fruit. Com ele veio a Reforma Agrária, mudanças profundas na educação, na saúde, na vida material dos trabalhadores. Não foi à toa que ele sofreu mais de 20 tentativas de golpe, todos capitaneados pelos Estados Unidos, é claro. Jacobo Arbenz, que o sucedeu, seguiu no mesmo caminho de justiça social e, desgraçadamente, não conseguiu terminar o governo. Foi derrubado em 1954 porque os Estados Unidos queriam manter a United Fruit como dona do país.

A história da ação imperialista na Guatemala é contada pelo próprio Arévalo neste livro que é um número mais da Coleção Pátria Grande, do Iela, editado em parceria com a Editora Insular. “Guatemala, a democracia e o império”. O livro foi traduzido por um grupo de estudantes interessado em desvelar a realidade da América Central.

Nesta entrevista, um dos tradutores, Luiz Felipe Domingos, fala sobre a coincidência de, neste momento de lançamento do livro, o filho de José Arévalo, Bernardo Arévalo, ter chegado, contra todas as estimativas, à presidência do país.

 

Últimas Notícias