Início|Brasil|Lula veta Venezuela nos Brics

Lula veta Venezuela nos Brics

-

Por Elaine Tavares em 25 de outubro de 2024

Lula veta Venezuela nos Brics

Lula vetou a entrada da Venezuela nos Brics. Lula não surpreende. Segue ajoelhado diante dos interesses estadunidenses, fazendo o jogo sujo do império. Já havia mostrado essa face perversa quando aceitou servir de capacho na invasão do Haiti em 2004 que jogou aquele país na tragédia que vive até hoje. Nunca fez autocrítica sobre aquela ação vil e se perguntado hoje haveria de dizer que foram “razões humanitárias”. O mesmo argumento batido dos Estados Unidos. Lembrem que ali assomou o General Heleno.

Agora, assume o discurso de que as eleições na Venezuela foram fraudadas, tal como quer os EUA, e cola em Maduro o selo de ditador. Não bastasse isso considera o Peru, da usurpadora Dina Boluarte, uma democracia (sic). É o mundo patas arriba. Ou melhor, é a mesma velha história de sempre: discursinho furado de soberania para a plateia enquanto segue cumprindo as receitas vindas dos Estados Unidos.

Isolar a Venezuela é também mais uma estratégia para garantir o estrangulamento de Cuba, que hoje vive um momento dramático por conta do bloqueio criminoso praticado pelos Estados Unidos. A intenção dos EUA é impor a fome e a miséria a estes países para que voltem a se ajoelhar. Não o farão! Roubam as divisas da Venezuela, sequestram bens do país e criam um cinturão de bloqueios. Assim, impedem também a ajuda à Cuba que sempre foi decisiva para aquele país. É um longo martírio para o povo cubano e para o povo venezuelano. E é uma vergonha que o governo brasileiro se preste a esse papel.

Se fosse o inominável, as vozes da chamada esquerda estariam erguidas. Mas, como é Lula, tudo é silêncio. Seria patético se não fosse trágico.

Últimas Notícias