Início|Cuba|Na sala de aula, um país

Na sala de aula, um país

Por Julio César Sanchez Guerra em 05 de setembro de 2023

Na sala de aula, um país

Foto: Juvenal Balán

É preciso levar o firme propósito de coloca os alunos à altura da época que nos coube viver. Educar é uma festa do pensamento e da ternura, mas, qual é a realidade do mundo que enfrentam os alunos de uma escola?

Na sala de aula há um país e, para entrar nele, é preciso deixar de lado o cansaço dos dias e aproveitar a alegria e os sonhos; é necessário levar a firme intenção de colocar os alunos ao nível dos tempos que vivemos.

Educar é uma celebração do pensamento e da ternura, mas qual é a realidade do mundo enfrentada pelos alunos de uma escola?

As salas de aula de hoje não são as dos professores quando eram alunos, o tempo e o desafio são outros.

Chamar a atenção das mesas é o primeiro teste. Vivemos no mundo da imagem, do zapping que apaga o pequeno passado.

O ato de pensar confronta as emoções que supersaturam o consumo cultural dos jovens. O hábito de leitura se reduz a um breve resumo, adequado a uma tarefa, e o «recortar e colar» baixado de algum site digital alimenta uma assimilação acrítica e sem esforço para «quebrar a cabeça».

Os meninos e meninas que passam pela escola recebem o impacto da sedução que coloniza mentes e uniformiza comportamentos.

São muitos os espaços que se formam ou distorcem, e nem todas as famílias conseguem dar aos seus filhos a bússola de valores para estes mares tempestuosos.

O celular é útil, a tecnologia a serviço do homem, mas torna-se perigosa a tendência que inverte a relação e acaba com o homem subserviente à tecnologia.

O tempo de consumo excessivo das telas digitais, entre o videogame e o mundo das redes, não deixa espaço para a tarefa de estudar.

Será por esta razão que, desde cedo, são alguns pais que fazem os trabalhos de casa? O golpe de viver num país sitiado, sob efeito de múltiplas crises, expressa-se nos fluxos migratórios e na sala de aula; sem aviso prévio, fica uma cadeira vazia e um professor tem que defender a esperança rodeado de realidades complexas.

Mas um país é grande e, desde a sala de aula, é preciso povoá-lo com pensamento crítico revolucionário e com poesia que defenda o que o filósofo italiano Nuccio Ordine chama de utilidade do inútil, o coração da beleza. Não é só o diploma universitário que importa, é o caminho de uma cultura que nos torna dignos e livres face aos desafios da vida.

Nas universidades de potências mais globais, não se preparam para a vida mas sim para os lucros do capital, onde os termos recorrentes passam pelos lucros, pelas empresas, bem sucedidas e mal sucedidas; e Shakespeare ou Quixote não parecem enquadrar-se num modelo instrumental que não necessite de literatura.

Por isso, educar é também uma revolta contra os símbolos que procuram conquistar a autóctone das nossas palavras.

Se você vai entrar na sala de aula, onde mora o futuro de um país, não se concentre nas respostas simples e confortáveis; estimula perguntas, como nos perguntaram Paulo Freire e José Martí. Não é a educação que deposita o conhecimento, mas o território da criatividade onde aprende o professor que ensina.

Descubra o que seus alunos pensam sobre qualquer assunto, para que a simulação não os prepare para distorcer verdades; e não importa se a aula é de Física ou de Filosofia, sempre dá tempo de colocar um pouco de luz na mesa nas sombras.

Retire uma história, um poema, uma música para a aula, pergunte sobre o último livro, ou filme, ou série, ou o meme que os faz rir. Uma aula não é estranha à alegria. São nove da manhã, hora do meu turno de aula.

Eles já estão me esperando com as mãos levantadas como se pedissem bandeiras. Entro na festa com a lousa verde, sem vaidade; o amor é o que funda o país que cresce na sala de aula.

Publicado originalmente em Granma