Serviço Social, Trabalho e Política Social

4 de Julho de 2022, por IELA

Foto: Instituto Socioambiental

Começa hoje, a partir das 19h30min, o IV Seminário Nacional: Serviço Social, Trabalho e Política Social - SENASS, organizado pelo Departamento de Serviço Social (DSS), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e Curso de Graduação em Serviço Social (CGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é promover um espaço de debate e de aprofundamento sobre temáticas relacionadas ao Serviço Social e áreas afins, considerando as necessidades históricas postas na realidade da sociedade capitalista.

Serão discutidas questões relacionadas à realidade atual brasileira e latino-americana, marcada por intensos confrontos políticos e ideológicos em face da crise econômica, política e sanitária vivenciada. Além disso, temas caros ao Serviço Social, tais como as relações étnico-raciais e de gênero no contexto de uma sociedade de classes, também estão na programação. Ademais, as reflexões sobre os desafios para a produção do conhecimento neste contexto supracitado e suas implicações nos processos de formação na área de Serviço Social articulam o conjunto de preocupações que são objetos de palestras, mesas temáticas, rodas de conversa, minicursos e sessões temáticas previstas na programação.

Os temas do Seminário têm sido objeto de investigações dos docentes pesquisadores(as) do DSS e do PPGSS da UFSC por meio de Núcleos de Pesquisa e Extensão. A expectativa é de que sua realização continue a estimular pesquisas e a socialização da produção do conhecimento. Para tanto, serão adotadas metodologias e estratégias que favoreçam o intercâmbio entre docentes, discentes, pesquisadores(as), profissionais da área e de áreas afins, assim como entre diferentes grupos de pesquisa.

O IV SENASS vai de hoje até quarta-feira, dia 6 de julho de 2022 e, considerando o cenário de incertezas gerado pela atual crise sanitária da Covid-19, será realizado, em sua totalidade, na modalidade remota. A jornalista Elaine Tavares, do Iela, participa da mesa do dia 05, Questão social, questão étnico-racial e povos tradicionais, junto com a professora Mirela Rocha, da UFRJ.

Programação completa - Veja aqui