Sepex: 22ª Edição
Texto: Elaine Tavares
Aguarde, carregando...
Depois de El Salvador ter oferecido suas prisões para alugar aos EUA, recebendo migrantes capturados pela imigração dos Estados Unidos numa das mais vergonhosas “caçadas humanas” já provocadas, agora é a vez do Paraguai também se somar a essa situação vergonhosa de ser capacho do governo Trump. Ocorre que os dois países firmaram o que chamam de “Acordo de Terceiro País Seguro” o que na prática significa o seguinte: os migrantes que hoje estão em processo de asilo político nos Estados Unidos deverão “esperar” pelo resultado da ação em território paraguaio.
Ou seja, Trump não quer saber de nenhum “estrangeiro” nos Estados Unidos, mesmo aqueles que estão em risco de vida, e sua solução é enviar os solicitantes para outro país, no caso o Paraguai.
O acordo diz que o governo dos Estados Unidos garantirá à Comissão Nacional de Refugiados local o translado de pessoas nessa situação ao Paraguai e que só lá eles poderão então solicitar proteção contra o retorno ao seu país de origem. O acordo garante que as pessoas que aceitarem ficar em “lista de espera” no Paraguai não serão devolvidas até que haja uma decisão sobre o pedido de asilo.
O memorando firmado por Marco Rubio, secretário de estado dos EUA, e Ruben Ramiro Lezcano, secretário de estado do Paraguai, não precisará passar pelo Congresso e já está em vigor a partir da assinatura ocorrida na última sexta-feira. Sendo assim, aqueles que buscam os Estados Unidos para fugir de guerra ou qualquer outro risco de vida já sabem: agora sua casa será o Paraguai.
O governo Trump está firmemente decidido a não permitir a entrada de qualquer tipo de imigrante no país e segue pródigo em medidas assustadoras e anti-humanas. Segundo Marco Rúbio este acordo contribuirá significativamente para “prevenir” a imigração ilegal que “representa uma ameaça à segurança dos EUA”. Então, a solução encontrada foi jogar o “perigo” para o Paraguai, que aceita esta posição absurda orgulhosamente a se observar a declaração do diplomara paraguaio, em agradecimento a Rubio: “Você é um amigo muito próximo do nosso governo e do nosso país”.
Durma-se com um amigo desses…
Texto: Elaine Tavares
Texto: Elaine Tavares
Texto: Elaine Tavares
Texto: Abdiel Rodríguez Reyes - Panamá
Texto: Aline Goldberg - Doutora em Letras
Texto: Elaine Tavares