
Programa quinzenal de análise da conjuntura brasileira e latino-americana, com a participação dos integrantes do IELA e convidados especiais
O Instituto de Estudos Latino-Americanos apresenta o Programa Pensamento Crítico, uma contribuição em vídeo da equipe do IELA, que traz quinzenalmente – ou em edições extraordinárias, caso necessário – análises da conjuntura brasileira e latino-americana. Essa é mais uma iniciativa do Instituto que completa esse ano 12 anos de existência, incluídos aí os dois anos que atuou como Observatório Latino-Americano.
Desde 2004, quando teve início o projeto de análise da realidade latino-americana, o IELA tem procurado oferecer aos brasileiros o conhecimento sobre os demais países que conformam toda essa faixa de terra que vai do Rio Bravo até a Patagônia, bem como uma análise diferenciada, crítica, da realidade brasileira. Num tempo em que o Brasil estava de costas para a América Latina, o grupo que forma o IELA persistiu e consolidou um espaço de pensamento crítico que é hoje uma referência em todo o continente. Oferece um portal na internet com notícias diárias e criou a Coleção Pátria Grande, que edita os mais importantes pensadores latino-americanos em livro.
Durante esses doze anos de trabalho, a equipe de comunicação tem procurado oferecer textos, áudio e vídeos que provoquem o desejo de conhecer cada vez mais a realidade desse imenso continente que partilha uma história comum de colonização violenta e dependência. Agora, com um programa de TV, o Instituto busca uma inserção maior, visando aprofundar a análise sobre os fatos e acontecimentos latino-americanos em uma linguagem mais próxima da maioria da população.
O programa tem a participação fixa de integrantes do IELA. Conforme o tema em questão também poderão participar convidados que dominem o assunto. O objetivo maior é repassar – em 45 minutos - uma versão crítica de temas que no mais das vezes não são discutidos na televisão brasileira.
Assista aos episódios
Programa Pensamento Crítico - Futebol e Política (E 103)
Programa Pensamento Crítico (E 101) - Justiça Tributária
Pensamento Crítico EP 100 - Ana Sophia Sovernigo
Pensamento Crítico EP 100 - Pedro Cruz
Pensamento Crítico (EP 100) - Rubens Lopes
Programa Pensamento Crítico - O pensamento militar (E 99)
Programa Pensamento Crítico - A dívida odiosa (E 98)
Programa Pensamento Crítico (E92)
Programa Pensamento Crítico - O Estado Policial (E 89)
Programa Pensamento Crítico - A Reforma Sindical (E 85)
Programa Pensamento Crítico - O sistema da dívida (E 83)
Programa Pensamento Crítico - Eurocentrismo (E 73)
Programa Pensamento Crítico: Caravana Migrante (E63)
Programa Pensamento Crítico: Religião e Política (E61)
Programa Pensamento Crítico - Migrações e Crise ( E59 )
Programa Pensamento Crítico - Pátria Grande ( E58 )
Programa Pensamento Crítico ( E 54) : Futebol
Programa Pensamento Crítico (53) - México
Programa Pensamento Crítico: Indústria Cultural (E 52)
Programa Pensamento Crítico: Terrorismo (E26)
Programa Pensamento Crítico - Venezuela (E25)
Programa Pensamento Crítico: Seguridade e Previdência (E23)
Programa Pensamento Crítico: Fidel, Cuba e a Revolução (E19)
Programa Pensamento Crítico: Colômbia (E15)
Programa Pensamento Crítico: Mídia (E14)
Programa Pensamento Crítico: Conjuntura (E13)
Programa Pensamento Crítico: Educação (E12)
Programa Pensamento Crítico: A questão Indígena (E10)
Programa Pensamento Crítico (E09): Olimpíadas
Programa Pensamento Crítico: Migrações (E08)
Programa Pensamento Crítico (E07): A questão do trabalho
Produção e apresentação
Equipe técnica

O trabalho tem a parceria da TV UFSC, onde o programa também é veiculado às terças-feiras às 20:30 e domingos às 21:00, através dos canais 63.1 UHF Digital da TV aberta e 15 da NET Florianópolis.

O programa também é transmitido na Rádio Comunitária Campeche, toda segunda-feira às 16:00, com reprises às sextas-feiras, às 10:00. A sintonia é na faixa 98,3 FM.
Sugira uma pauta!
A equipe de produção do Programa Pensamento Crítico está sempre aberta a críticas e sugestões. Envie ideias de temas para discussões através do formulário ao lado.