Início|América Latina|Saiu mais um número da Rebela

Saiu mais um número da Rebela

-

Por IELA em 22 de março de 2023

Saiu mais um número da Rebela

Está no ar mais uma edição da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, com um especial sobre Darcy Ribeiro, celebrando o centenário do autor

Esta edição da Rebela homenageia o grande educador, antropólogo e nacionalista Darcy Ribeiro, celebrando o seu centenário que se cumpriu em 2022. Tratamos de recolher diversos olhares sobre a sua obra e sua caminhada no mundo. Darcy foi um homem solar, tropical, apaixonado pelo Brasil, que lutou grandes batalhas para viabilizar a soberania e a independência. Perdeu quase todas, como ele mesmo dizia, mas seguramente esteve do lado certo da história.

O primeiro artigo vem de Cuba, sob a pena de Jorge Fornet: Darcy Ribeiro sin miedo a pensar, apresentando a vinculação do antropólogo brasileiro com Cuba e a vanguarda revolucionária da América Latina. Em seguida, o professor Ricardo Lara estabelece interlocução com a obra de Darcy Ribeiro com a finalidade de entender o futebol na formação sociocultural brasileira através do artigo: Darcy Ribeiro: futebol e formação sociocultural brasileira. O terceiro texto, de Ricardo Prestes Pazello, Estudos de antropologia jurídica da civilização?: mapeando o direito na obra de Darcy Ribeiro, apresenta o resultado provisório de um esforço de aproximação entre a obra de Darcy Ribeiro e o problema do direito.

Ainda adentrando ao mundo de Darcy Ribeiro, Demetrius Ricco Ávila traz o texto Política e letras no limiar do milênio: Darcy Ribeiro no contexto dos anos 1990, no qual faz uma análise da trajetória de Darcy, tomando em conjunto e articulando sua produção intelectual e sua atuação político-partidária no decorrer do período. Por fim, Luiz Otávio Pereira Rodrigues e Jéssica Cristina Álvaro de Oliveira apresentam o artigo Modernidade e Educação em Darcy Ribeiro: uma reflexão decolonial sobre o sistema educacional brasileiro, explicitando o entrelaçamento entre a modernidade e o processo organização do sistema educacional brasileiro.

Os demais artigos tratam sobre a realidade latino-americana, com Esdras Bezerra Fernandes de Araújo analisando o imperialismo de hegemonia estadunidense tomando a guerra como chave de leitura no texto O império reivindica para si o direito de determinar o inimigo: considerações sobre hegemonia, guerras e capital a partir do direito penal. Em seguida Wallas Matos discute a Inserção internacional e atualização do socialismo: os desafios do regime cubano, analisando as reformas e observando se elas colocam em xeque a sobrevivência do modelo conquistado com a revolução. Fechando os artigos Guillaüme Hatschebach e Ana Josefina Ferrari apresentam o texto Lugar de enunciação e territorialidade: formação discursiva e beligerância, elaborando um dispositivo teórico a reposicionar a historicidade da assim chamada “ideologia de gênero”.

Na seção de resenhas voltamos a Darcy Ribeiro com um texto de Gilberto Felisberto Vasconcellos e o texto Darcy Ribeiro a antropologia do novo mundo velho.  Depois, Ana Carolina da Luz apresenta a resenha do livro “Tramar la Tesis” composta de oito relatos sobre a experiência de investigadores que compartilharam sala durante as investigações, com o texto El cómo más allá de la metodología científica: el papel de los afectos en el cotidiano de las personas que investigan.

O ensaio fotográfico é de Maicon Cláudio da Silva, Darcy Ribeiro: um século, reunindo fotos da exposição “Darcy Ribeiro: um século” realizada no casarão Solar do Jambeiro, em Niterói-RJ, que foi uma das várias exposições e atividades que lembrar pelo país afora o centenário do nascimento do antropólogo mineiro Darcy Ribeiro.

Que desfrutem

Coletivo Editoral

Últimas Notícias