Início|América Latina|Saiu mais um número da Rebela

Saiu mais um número da Rebela

-

Por Elaine Tavares em 21 de dezembro de 2023

Saiu mais um número da Rebela

Foto: Davi Antunes

Chegamos ao terceiro número do Volume 13 da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos apresentando o artigo de Guillermo Martín Caviasca, La geopolítica de los EEUU en su proyección como potencia imperialista, debatendo a formação e o desenvolvimento das teorias geopolíticas e de RI dos EUA no seu processo de formação como grande potência. Em seguida Bernardo Salgado Rodrigues discute A acumulação primitiva de capital na estruturação da economia colonial boliviana demonstrando como ela estruturou significativamente a economia colonial boliviana bem como a estruturação das cidades e da sociedade. Depois, o texto de Mateus Martins Santos, Luta de Classes e a Questão Racial: Impacto do Marxismo na Luta Antirracista no qual observa como as discussões sobre raça e classe vêm fragmentando processos sociais, numa disputa ideológica infrutífera.

Carlos Adelino Loiola Rosa traz o artigo “A mensagem” do filme: Censura e narrativa cinematográfica durante a ditadura militar no Brasil analisando os critérios e normas da censura e dos processos censórios de Os inconfidentes (1972). Depois, temos o texto de Álvaro Tavares, Teoria marxista da dependência e trabalho plataformizado: Em defesa de certa agenda de pesquisa sugerindo uma abordagem capaz de renovar a teoria marxista da dependência a partir da literatura sobre uberização do trabalho. Michael Cruz apresenta Notas sobre a superexploração dos trabalhadores na mobilidade urbana por transporte público de Curitiba/PR, apontando que a retirada dos cobradores dos veículos acarretou aumento da intensidade de trabalho para esses profissionais, caracterizando a superexploração.

Finalizando, os artigos Guilherme Wagner, Por uma educação matemática anticolonial, procurando elucidar as relações entre os estudos chamados decoloniais de origem latinoamericana com o pensamento Marxiano; e o de Vinícius Azevedo e Leticia Neres da Ponciuncula, Contribuição para a crítica marxista da necropolítica, concluindo que a categoria necropolítica é insuficiente para a compreensão da realidade social.

A resenha é de Tiago Soares Nogara, Murmis e Portantiero: as origens do peronismo e a crítica às noções de populismo, sobre o livro de Miguel Murmis e Juan Carlos Portantiero. Estudios sobre los Orígenes del peronismo. Buenos Aires: Siglo XXI, 1971.
Neste volume oferecemos ainda a entrevista realizada por Pablo Ramon Diogo, Jaime Hillesheim e Daniel Carvalho de Oliveira com Ethel Fernandes Gorender, filha do pensador marxista brasileiro Jacob Gorender, autor do clássico “O Escravismo Colonial”.

O Ensaio Fotográfico é de Davi Antunes da Luz, O Diabo protege da morte, o metal do Diabo enterra vivo: as veias abertas de Potosí, apresentando Potosí, na Bolívia, cidade parteira do capitalismo moderno.

Que desfrutem

Coletivo Editorial

Clique aqui

Últimas Notícias