Início|Projeto de Pesquisa – SUAS em Santa Catarina: Proteção Social Básica em Perspectiva (2011-2015)

Esta pesquisa compreendeu duas fases:

1. Na primeira fase a pesquisa investigou o desenho da proteção socioassistencial básica, especialmente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, organizado nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, de maneira a atentar sobre as novas modalidades de organização e atendimento da assistência social nos municípios de Santa Catarina, na perspectiva da efetiva implementação e da gradativa universalização do direito à assistência social, e da nova cultura institucional, necessária a materialização do SUAS e da assistência social como direito social e política pública. Foram selecionados 23 municípios, nos quais foram entrevistados coordenadores, trabalhadores e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a saída a campo e o contato com os sujeitos e suas narrativas, realizada de abril a maio de 2011, compuseram uma das principais bases empíricas desse estudo, sendo realizadas 135 entrevistas.
  2. Na segunda fase, intitulada O SUAS em Santa Catarina: o desenho da proteção social básica em perspectiva – II Etapa: Socialização dos Resultados e Aprofundamento Analítico, esteve direcionado para a continuidade dos estudos e das análises de forma a permitir a estruturação de novas estratégias de socialização dos estudos, privilegiando os trabalhadores entrevistados e a população que nos recebeu em entrevista. Os produtos desta fase foram: publicação de material didático para os usuários da assistência social; evento para os profissionais da política de assistência social, especialmente aqueles que foram sujeitos de nossa pesquisa e permitiram os ricos dados para nossas reflexões e análises e; livro organizado pela Profa. Dra. Beatriz Paiva contemplando análises de múltiplas interfaces proporcionados pelos estudos que construímos ao longo dos 4 anos.

Equipe

Dra. Beatriz Augusto de Paiva (Coordenadora), Eliete Cibele Cipriano Vaz, Carla Rosane Bressan, Liliane Moser (prof. do DSS/UFSC), Mirella Rocha, Dilceane Carraro, Renata Nunes, Josiane Biondo, Kathiuça Bertollo, Bruna Ramos Córdova, Daniele Cristina Pereira, Jonathan Henri Sebastião Jaumont e Filipe Wingeter Rodrigues (pesquisadores), Leopoldo Nogueira e Silva, Juciara Cordeiro, Gabriela Augusto Vicente, Monique Teixera (colaboradores).

Principais Produtos

PAIVA, Beatriz Augusto. (Org.). Sistema único de assistência social em perspectiva: Direitos, política pública e superexploração. 1 ed. São Paulo: Veras Editora, 2014.

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane. O Prisma latino-americano e a política de assistência social: uma síntese contemporânea. In: Helder Boska de Moraes Sarmento. (Org.). Serviço Social: Questões Contemporâneas. 1 ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, v. 1, p. 31-57.

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane. Participação popular e assistência social na América Latina: teses, contextos e dilemas. In: Carolina Gabas Stuchi; Renato Francisco dos Santos Paula; Rosangela Dias Oliveira Paz. (Org.). Assistência Social e Filantropia: Cenários Contemporâneos. 2ed.São Paulo: Editora Veras, 2012, v. 1, p. 271-288.

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane. Política Social na América Latina: A superexploração do trabalho e outras contradições. In: MATTEI, Lauro. (Org.). A América Latina no Limiar do Século XXI: Temas em Debate. 1ed.Florianópolis: Insular, 2011, v. 1, p. 191-226.

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane. O CRAS e o Direito à Assistência Social: O nosso espaço público de participação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Instrucional para os usuários do CRAS).

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane; RODRIGUES, Filipe Wingeter. A proteção socioassistencial básica e os desafios para implantação do SUAS em SC. 2012. (Organização de Congresso).

PAIVA, Beatriz Augusto de; ROCHA, Mirella; CARRARO, Dilceane; RODRIGUES, Filipe Wingeter. Mesa Temática: A Universalização da Proteção Social na América Latina: notas críticas a partir da análise da Proteção Básica do SUAS em Santa Catarina. 2013. (Organização de Mesa Temática na VI Jornada Internacional de Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão em 2013).

BERTOLLO, Kathiuça. A contraditória relação entre trabalho e o direito à assistência social: um estudo desde a perspectiva latino-americana da dependência. Dissertação (Mestre em Serviço Social). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2012. [Orientadora: Beatriz Augusto de Paiva];

NUNES, Renata; BERTOLLO, Kathiuça; RODRIGUES, Filipe Wingeter. O SUAS em Santa Catarina: Sujeitos de Direito e a Proteção Social Básica em debate. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).