A escala 6 x 1 e os trabalhadores
Texto: Elaine Tavares
Aguarde, carregando...
Arte: Guilherme Evangelista
O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (CIRCULA,) organizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA-UFSC), apresenta na próxima quarta-feira (05/06) às 18:30, o filme “Memorias del Subdesarrollo”. O longa cubano, dirigido pelo consagrado cineasta Tomás Gutiérrez Alea, narra de maneira irônica os dilemas e contradições de um burguês cubano após a Revolução Socialista de 1959. A exibição será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC e logo após ocorrerá debate sobre a temática levantada.
Confira a sinopse:
Memorias del Subdesarrollo (1968) é um filme cubano de gênero drama dirigido por Tomás Gutiérrez Alea e estrelado por Sergio Corrieri. O filme narra de forma não-linear e descontinuada, a trajetória de Sergio, um intelectual burguês que assiste impassível a vitória de Fidel Castro na Revolução Cubana de 1959. Sua esposa, pais e amigos, decidem fugir para Miami, enquanto ele opta por permanecer em Cuba. Subitamente sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas e acompanha as mudanças. Passado durante a crise dos mísseis, em meio a lembranças da infância e adolescência do protagonista, mesclando a narrativa com trechos de filmes comerciais com Brigitte Bardot, análises da dialética marxista, discursos e depoimentos, o filme disseca de forma nostálgica e crítica o ambiente da Havana pós-revolucionária, contando uma história introspectiva e irônica que mostra como as contradições do burguês se refletem nas contradições de uma sociedade em que a burguesia domina.
O QUE? Exibição de “Memorias del Subdesarrollo” (Cuba)QUANDO? Quarta-feira, 05/06, às 18:30ONDE? Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)Entrada livre.
Mais informações no evento no Facebook.
Texto: Elaine Tavares
Texto: Javier Campo
Texto: Nildo Domingos Ouriques
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos
Texto: IELA