Sepex: 22ª Edição
Texto: Elaine Tavares
Aguarde, carregando...
A UFSC encerrou nesta quinta-feira mais uma edição da Sepex, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão que oferece uma visão geral dos projetos da UFSCcom visitação de estudantes de todo o estado de Santa Catarina. O Iela mais uma vez se fez presente no encontro levando informações sobre o trabalho que realiza nos estudos de América Latina. Como proposta de interação com as crianças e jovens apresentou dois jogos bastante divertidos e instrutivos. Um deles é o Los Nuestros, um jogo de baralho no qual é preciso casar a descrição com o personagem, levando o jogador a aprender sobre as figuras mais importantes da América Latina tais como Bolívar, Omar Torrijo, Camilo Torres, General Petion entre outros. O outro jogo é o do Mapa Invertido, no qual os participantes são chamados a posicionar a bandeira nacional no país correspondente. Também é bastante divertido e leva os estudantes a conhecer mais sobre os países irmãos.
Como sempre acontece o que se observa é que o ensino médio muito pouco ensina sobre a América Latina e os estudantes tendem mais a reconhecer personagens mais icônicos como Frida Kalo e Zumbi dos Palmares. Mesmo assim, há surpresas como duas duplas da Escola Jovem, do Rio Tavares, que usando a lógica e a perspicácia para os detalhes conseguiram acertar quase todo o baralho. Apenas duas pessoas conseguiram gabaritar o jogo: um estudante de Geologia, o Cauê, e outro rapaz argentino, o Fermin.
No jogo das bandeiras houve mais acertos, embora os países da América Central e do Caribe sejam os mais desconhecidos. para os estudantes bolsistas do IELA a Sepex também é um momento bem importante, visto que para ensinar eles também precisam mergulhar na realidade latino-americana. Por fim, todos saem ganhando.
Professores e amigos que queiram ter o baralho para jogar em casa ou na escola, basta baixar as figuras e o gabarito neste endereço:
https://iela.ufsc.br/baralho-latino-americano-los-nuestros/

Texto: Elaine Tavares
Texto: Elaine Tavares
Texto: Elaine Tavares
Texto: Abdiel Rodríguez Reyes - Panamá
Texto: Aline Goldberg - Doutora em Letras
Texto: Elaine Tavares