Início|América Latina|Baralho Latino-Americano “Los Nuestros”

Baralho Latino-Americano “Los Nuestros”

Por Elaine Tavares em 14 de novembro de 2023

Baralho Latino-Americano “Los Nuestros”

Um dos projetos que faz bastante sucesso nas feiras de pesquisa e extensão da UFSC é o Baralho Latino-Americano criado pelo IELA. É uma ferramenta pedagógica que foi desenvolvida pela designer Midiã Fraga (que atuou como estagiária quando era estudante), com a coordenação de Maicon Cláudio da Silva e Elaine Tavares. Com ele é possível passear pela cultura da América Latina através da história de personagens significativos, lugares sagrados, deuses antigos. Uma maneira divertida de aprender jogando e conhecendo. O baralho foi criado justamente para ser usado nas escolas, alimentando assim o desejo de conhecer mais sobre a história do continente.

Agora, o Instituto de Estudos Latino-Americanos está disponibilizando o arquivo do baralho latino-americano, Los Nuestros, para impressão. Desta forma, qualquer educador pode ter acesso ao recurso e utilizar em sala de aula, bem como qualquer pessoa que queira conhecer de maneira lúdica algo da vida de Nuestra América. Junto com o baralho segue o gabarito do jogo, que consiste em juntar a carta da imagem com a descrição da figura.

No canal do Youtube já temos uma lista disponível com vários vídeos sobre os personagens. É também outra boa fonte de informação.

Orientações para impressão
Imprimir o arquivo do baralho frente e verso, borda curta, preferencialmente em papel A3.

Baixe o Baralho aqui

Instruções jogo:
O jogo se faz combinando a carta da imagem com a carta da descrição. As combinações corretas estão disponíveis no arquivo de gabarito, que serve também para que os professores, ou quem vai aplicar o jogo, também aprenda.

Baixe o Gabarito aqui