Início|Não-Alinhados|120 países não-alinhados se reúnem na Venezuela

120 países não-alinhados se reúnem na Venezuela

-

Por IELA em 14 de setembro de 2016

120 países não-alinhados se reúnem na Venezuela

Acontece, na Ilha Margarita, Venezuela, mais uma edição da Conferência do Movimento dos Países Não-Alinhados, o MNOAL. Esse movimento, que conforma hoje 120 países, é um agrupamento de Estados criado durante a chamada “Guerra Fria”, conflito quente que dividiu o mundo entre os aliados dos EUA (capitalismo) e os da União Soviética (socialismo). Essa conformação de países tinha como finalidade manter uma posição independente diante do conflito das duas grandes potências.
A primeira edição da Conferência se deu em 1961, em Belgrado, com a participação de 28 países, muitos deles recém-saídos de processos de independência, mas ainda situados numa posição de dependência e subdesenvolvimento dentro do sistema capitalista. Buscavam assim, juntos, fortalecer a ideia de autodeterminação, a não adesão a pactos multilaterais militares e a luta anti-imperialista.
Os encontros foram se seguindo conforme a conjuntura pedia respostas, com a entrada dos países recém-independizados da África e outros tantos da Ásia e América Latina, buscando encontrar caminhos que apontassem para os interesses e prioridades das nações unificadas e não dos impérios em luta. Durante os anos 70, o número de países cresceu bastante, passando dos 90.
Na década dos anos 80 esse movimento sofre uma crise por conta da crise dentro do socialismo real e da guerra aberta entre Irã e Iraque. Ainda assim acontece uma Conferência na cidade de Nova Deli, Índia, em 1982, justamente na tentativa de superar os conflitos que aconteciam no Oriente Médio, na Namíbia e África do Sul e outra em 1986 no Zimbabue, essa marcando os 25 anos do movimento.
Os anos 90 assistiram a queda da União Soviética e com isso a desarticulação da própria “guerra”, dita fria. O movimento dos não alinhados também sente o baque. Com a liderança isolada dos Estados Unidos, nasce o G8, e a partir daí outros objetivos vão se somando na discussão dos países do MNOAL. Assim, em 1992, em Jacarta, os não-alinhados passam a discutir novas temáticas como a guerra preventiva desenvolvida pelos Estados Unidos e os novos desafios para a defesa de seus interesses.
O primeiro encontro do MNOAL no século XXI foi no Irã, em 2012 e agora, em 2016, é a vez da Venezuela sediar a conferência que já está em sua XVII edição. O país da América do Sul também presidirá o movimento até 2019. Dentre os objetivos está a consolidação da aliança Sul-Sul e a luta contra a neocolonização.

Video of UNIDOS POR EL CAMINO DE LA PAZ
 
 
 

Últimas Notícias