Início|Ambiente|Propostas para mudar o mundo

Propostas para mudar o mundo

-

Por IELA em 11 de outubro de 2018

Propostas para mudar o mundo

Jornalista do Iela é uma das conferencistas

No dia 16 de outubro, no Centro de Eventos da UFSC, a partir das 13h, tem início mais uma edição do Planeta.Doc Conferências. A atividade reúne pensadores, cineastas, cientistas, jornalistas, estudantes, pesquisadores, ativistas e profissionais num espaço de reflexão-ação sobre o papel da humanidade na condução do destino do Planeta. São 33 palestrantes que contam de suas ações envolvendo o cuidado ambiental e social. Esse ano, o Planeta.Doc propõe ouvir a “Voz de Floripa”, apresentando casos que, na aldeia, se ligam ao mundo, propondo formas de conviver e de mudar o estado de coisas. Também apresenta o tema “Oceanos e Biodiversidade”, com a participação de estudiosos capazes de contar sobre a necessidade de oceanos saudáveis para a vida de todos na terra. 
A entrada é gratuita, mas é necessário inscrever-se com antecedência. Para isso, entre na página: https/www.sympla.com.br/planetadoc-conferencia-2018__368816
Conheça a programação, veja quem vai dizer sua palavra e participe!
–  PROGRAMAÇÃO – 
Carolina Andion – Observatório de Inovação Social: Carolina Andion é doutora em ciências humanas pela UFSC, com pós doutorado em Economia Social pela Universidade de Valência na Espanha. Tem mais de 25 anos de experiência como professora, pesquisadora e gestora de projetos em temas relacionados à sociedade civil,  desenvolvimento territorial sustentável e inovação social. 
Gustavo Kogure – UDESC Lixo Zero: Gustavo Kogure coordena o Projeto UDESC Lixo Zero nos 12 Campus da Instituição. O projeto visa transformar a UDESC em uma instituição lixo zero até 2022. A UDESC é a primeira instituição de ensino superior no Brasil a incorporar esta meta e a integrar a rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, uma iniciativa de âmbito global com ação local, realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. 
Cintia Aldaci da Cruz – Revolução dos Baldinhos: Coordenadora do Projeto A Revolução dos Baldinhos, iniciativa comunitária de gestão de resíduos orgânicos localizada no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, que revolucionou a comunidade, trazendo saúde, prosperidade e alegria a mais de 150 famílias da região. 
Sonia Corina Hess – Pesquisadora UFSC: Doutora em Química (1995) pela UFSC com pós-doutorados em Química (IQ-UNICAMP, Universitá Cattolica del Sacro Cuore, Roma, Universidade Federal de Santa Catarina – MIP/CCB). Atualmente é professora titular da UFSC, Campus de Curitibanos. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Análise Socioambiental no Planalto Catarinense. Foi organizadora do livro “Ensaios sobre Poluição e Doenças no Brasil”. 
Alencar Deck Vigano – AMOCAM – Administrador e especialista em gerenciamento de projetos. Natural de Florianópolis e apaixonado por música, nasceu, cresceu e vive na Praia do Campeche, lugar que aprendeu a amar, respeitar e defender. Faz parte da diretoria da AMOCAM – Associação de Moradores do Campeche, entidade comunitária fundada há 31 anos e que é reconhecida pelas grandes lutas em prol do meio ambiente e de uma cidade mais humana e orgânica.  
Marquito – Vereador:  Eleito vereador por Florianópolis em 2016, foi autor e aprovou junto à Câmara o PL que cria uma Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica na cidade (Lei 10.392)e o PL que reconhece a Maricultura familiar, a pesca artesanal e o extrativismo de berbigão, como atividades de interesse social e econômico (Lei 10.394), possibilitando condições para o desenvolvimento sustentável dessas atividades no município. 
Paulo Ferroli – Sustentabilidade Aplicada em Projetos: Engenheiro mecânico, com mestrado em engenharia de produção na área de design de Produto e doutorado em engenharia de produção, é professor associado do curso de design de produto da UFSC.  É co-editor da revista Mix Sustentável e co-organizador do evento ENSUS – Encontro de Sustentabilidade Aplicada em Projetos. 
Eduardo Elias Rodrigues – Destino Certo: Permacultor desde 2005 e formado em filosofia pela UFSC em 2007, Eduardo criou a Destino Certo para resíduos orgânicos. São 5 anos compostando anualmente mais de 100 toneladas de restos de comidas que são transformados em terra fértil para produção de alimentos sem veneno, promovendo a consciência ecológica e a qualidade de vida sustentável. 
Luiz Salomão Ribas Gomez – Centro Sapiens: Com pós doutorado em Branding na IADE-Creative University (Lisboa) e em Economia Criativa e Maker Spaces na Saxion University (Enschede – Países Baixos), coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO e também o projeto Centro Sapiens, onde está o Cocreation Lab (pré-incubadora de Economia Criativa). É co-cordenador da REDE PRONTO3D, rede de FabLabs associada ao MIT  
Geovana Narciso – Banco de Tempo: Em Florianópolis co-criou o Banco de Tempo que hoje tem milhares de associad@s e o equivalente a 5 anos em horas trocadas. Geovana auxilia o surgimento de novos Bancos pelo Brasil porque acredita que através da colaboração podemos e já estamos desencadeando uma revolução. 
João Carlos de Godoy Moreiria – Oeko Bioplásticos e Biomimetic Eco-Materiais: Engenheiro de Materiais, formado pela UFSCar, possui 25 anos de experiência nas áreas obtenção, produção e transformação de materiais poliméricos de origem petroquímica. Dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais obtidos a partir de fontes renováveis de matérias primas e resíduos agroindustriais para desenvolvimento de novos produtos que possam fechar seu ciclo de vida em processos e meios biológicos como compostagem e biodigestão. 
Andrea de Oliveira – Instituto Çarakura: Pedagoga, permacultora, sócio fundadora da ONG Ambientalista – OSCIP Instituto ÇaraKura, na qual desenvolve projetos e atividades de Educação Ambiental, pesquisa e aplica tecnologias sociais de baixo custo e baixo impacto ambiental voltadas ao planejamento sustentável do território rural e urbano. Membro da Comissão de Educação e Comunicação da União Internacional de Conservação da Natureza – IUCN e membro da comissão de Gênero e Biodiversidade do Pacto pela restauração da Mata Atlântica.  
Padre Vilson – Instituto Padre Vilson: Padre Vilson Groh, 64 anos é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e presidente do Instituto Pe. Vilson Groh que presta assessoria técnica e promove a articulação das OSCs na dimensão social, educacional e financeira, que tenham foco na defesa e garantia de direitos da população empobrecida.  
Isadora Abrantes Bertoli – UFSC Sem Plástico: Acadêmica do curso de nutrição da UFSC, imensamente apaixonada pela natureza em todas as suas formas. Diante de sua percepção do impacto ambiental constantemente, gerado dentro da Universidade, fundou o projeto UFSC SEM PLÁSTICO, inteiramente formado por estudantes que sonham e lutam por uma universidade livre de plástico. 
Maria Gabriela Knapp – Clube Brotei: Colaboradora do Clube Brotei, membro do Núcleo de Educação Ambiental da UFSC (NEAmb), conselheira do Instituto Lixo Zero Brasil e membro da diretoria do Instituto Ecoletivo. Atua na disseminação de práticas agroecológicas e gestão de resíduos sólidos, e acredita que é possível termos ambientes e cidades mais limpas e organizadas, que produzam alimento e que sejam socialmente justas e ambientalmente equilibradas. 
Elaine Tavares – IELA e Rádio Campeche: Jornalista e educadora popular, atuando há 30 anos na comunicação comunitária/popular. Coordena a comunicação no Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC e é uma das diretoras da Rádio Comunitária Campeche, onde coordena há 12 anos os programas Campo de Peixe e Chão de Terra.  . 
Clarissa Stefani – VIA Estação Conhecimento:  Pós-Doutora, Líder do Grupo VIA Estação Conhecimento, Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) na UFSC. É vice-presidente da Rede Veracidade (Rede de Monitoramento Cidadão) que busca acompanhar o desempenho da cidades em temas que impactam a sustentabilidade e a qualidade de vida dos seus cidadãos. 
Leticia Zampieri – ONG R3 Animal: Bióloga e vice-presidente da Associação R3 Animal, ONG que atua há 18 anos na área de reabilitação de animais selvagens, em projetos, pesquisas e educação ambiental. É responsável pelo programa de voluntariado da R3 Animal e coordena atividades de educação ambiental buscando sensibilizar o público a respeito dos impactos negativos que o nosso modo de vida causa à vida selvagem 
Carlo Manfroi – Hortaluz: Carlo Manfroi é publicitário pós-graduado em gestão de marketing interativo e mídias sociais, professor, escritor e empreendedor. Trabalha com o conceito de grupos na gestão do espaço público como local de aprendizagem coletiva e individual. Desenvolveu o Parque Ideias, projeto selecionado para o Social Good Brasil Lab e incubado pelo Sebrae. A Hortaluz, um de seus frutos, é uma horta comunitária e educativa que funciona no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis. 
Mônica Linhares – Planeta na Escola: Jornalista e cineasta com Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Comunicação, Transformação Social e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), mestrados em Desenvolvimento Econômico da América Latina e em Relações Internacionais pela Universidade Internacional de Andaluzía (UNIA).  É doutoranda do Departamento de Sociologia IV na Universidade Complutense de Madrid, no curso Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas. Vencedora do Prêmio World Wild Foundation  de Jornalismo, dirige desde 2014 o Festival Planeta.doc e a Plataforma Planeta na Escola, que trabalha educação socioambiental em sala de aula em todo o Brasil. 
Pedro de Assis – Vereador:Eleito vereador por Florianópolis em 2016, Pedro de Assis Silvestre vem trabalhando causas ambientais, Propôs e aprovou o Projeto referente à compras sustentáveis dentro da Administração Pública, o projeto de Resolução que proíbe a Câmara Municipal de Florianópolis a comprar materiais plásticos de uso único, o projeto que substitui as sacolas oxibiodegradáveis por biodegradáveis e o projeto de Lei que Institui a Política Municipal Lixo Zero em Florianópolis. 
Márcio Gerba – Route Brasil: Co-fundador do Route Brasil, ambientalista, surfista e sonhador. Gota a gota ele e um grupo de ativistas tem buscado alertar a sociedade sobre a imensa quantidade de lixo que tem ido parar nos mares por meio do documentário Uma Gota.doc e inúmeras ações de limpeza de praias, rios e lagoas. 
Frederico Brandini – Instituto Oceonográfico da Universidade de São Paulo (USP) : Biólogo, com mestrado pela  “Tokyo University of Fisheries” (Japão) e doutorado em Oceanografia biológica pelo Instituto Oceanográfico da USP, Frederico iniciou suas pesquisas oceanográficas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro, tendo participado das 4 primeiras viagens do navio “Professor Besnard” da USP como integrante do Programa Internacional Biological Investigations on Marine Systems and Stocks – BIOMASS, e em 5 expedições subsequentes dos navios de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé” e Äry Rongel” do Ministério da Marinha na região da Península Antártica. No total, esteve 12 vezes no Continente Antártico estudando o mar ao seu redor. A partir de 2009 assumiu a vaga de Professor Titular no Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. 
Patrícia Fernandes Barbosa –  Ministério do Meio Ambiente: Bióloga, especialista em gestão ambiental, Analista Ambiental do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do Circuito Tela Verde, projeto do MMA que há 10 anos estimula a produção audiovisual independente sobre as questões socioambientais, com o intuito de democratizar o acesso e dar voz à diversidade de realidades do Brasil. 
Maira Proietti – Lixo Marinho FURG: Oceanóloga e doutora em Oceanografia Biológica, é professora adjunta do Instituto de Oceanografia da FURG e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica desta instituição. Coordena o projeto “Lixo Marinho FURG”, que objetiva avaliar de forma interdisciplinar as concentrações, características e impactos dos plásticos nos ecossistemas costeiros e marinhos, e buscar soluções para este problema ambiental que é considerado um dos mais sérios da atualidade. 
Rafael Pinheiro – Projeto Golfinho Rotador: Graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Santa Cecília –Santos –SP. Atualmente é Coordenador de Pesquisa do Projeto Golfinho Rotador, criado em 1990 é um dos maiores programas de conservação de golfinhos do mundo. Tem experiência prática nas áreas de Ecologia Comportamental, Cetologia, Unidades de Conservação, Ativismo Pacífico e ações de Pesquisa, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Envolvimento Comunitário.  
Juliana Leonel – TETis/Desafio ao Oceano Limpo: Oceanóloga pela FURG com doutorado em oceanografia química pela USP é hoje professora da UFSC. Desenvolve projetos sobre a contaminação do ambiente marinho (sedimento, água, biota) por compostos orgânicos persistentes bem como por resíduos plásticos.  
Tatiana Neves – Projeto Albatroz: Atua  no desenvolvimento de tecnologias para evitar a captura de albatrozes e petréis nas embarcações de pesca oceânica. Participa regularmente de reuniões internacionais voltas à conservação marinha e foi autora principal do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Albatrozes e Petréis PLANACAP, publicado pelo IBAMA em 2006 e do qual é Coordenadora Executiva. 
João Malavolta – Instituto ECOSurf: Em 2014 foi o único Latino Americano a participar da Expedition Plastik – expedição científica que percorreu o Oceano Índico produzindo um documentário para a televisão Suíça sobre a poluição dos oceanos pelo plástico. Através do Instituto Ecosurf se tornou embaixador voluntário da ONU Meio Ambiente para a campanha #MaresLimpos e foi Gerente da Base do Veleiro “Clean Seas” durante a etapa da Volvo Ocean Race no Brasil. 
Orestes Alarcom – Veleiro ECO: Engenheiro Metalúrgico e doutor em Engenharia de Materiais pela UNICAMP. Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e Materiais da UFSC. Atua na área de inovação tecnológica, coordena a Rede Sibratec e é idealizador do Veleiro ECO e da Balsa Mecanizada para Maricultura. Na área da Ciência e Tecnologia do Mar, coordena um projeto CAPES Ciências do Mar II, no qual desenvolve junto ao LabSolda – processos de soldagem subaquática, além de um equipamento com sensores para monitoramento das propriedades da água do oceano.
Zelinda Leão – Instituto de Geociências/UFBA: Diplomada pela UFBA, tem doutorado em Geologia Marinha pela Universidade de Miami. Realiza pesquisa nos recifes brasileiros há mais de 30 anos. Tem inúmeras publicações sobre os recifes de coral do Brasil. Nos últimos anos tem coordenado uma equipe treinada para, entre outros aspectos, avaliar as condições dos recifes da Bahia, estudando os processos bióticos e abióticos atuantes no ambiente recifal e as condições da fauna construtora das estruturas recifais.
Daniel Rogério – Projeto TAMAR: Biólogo e Executor Técnico do Projeto Tamar Florianópolis atuando nas áreas de educação ambiental e manejo das tartarugas marinhas há cerca de cinco anos. O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil e a Fundação Pró-Tamar é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil. 
Paulo Horta – Pesquisador UFSC: É professor da Universidade Federal de Santa Catarina e tem dedicado sua carreira ao processo de formação de recursos humanos e produção de conhecimento explorando o funcionamento e aplicações diversas das algas entre outras plantas marinhas que formam as florestas submersas. 
Realização: UFSC, Veleiro ECO, PLANETA.docPatrocínio: IMA (Instituto de Meio Ambiente)Apoio: LOGO/UFSC, Centro Sapiens, Costão do Santinho
 
 

Últimas Notícias