Início|Argentina|Santiago: mais um desaparecido

Santiago: mais um desaparecido

-

Por IELA em 13 de agosto de 2017

Santiago: mais um desaparecido

Os argentinos foram às ruas nessa sexta, 11, em Buenos Aires, e lotaram a Praça de Maio,  para exigir a aparição com vida do jovem Santiago Maldonado, que foi preso por soldados durante a desarticulação de um protesto da comunidade Mapuche e desde aí não foi mais visto. 
Santiago é artesão, tem 28 anos, e estava vivendo na cidade de Bolsón, na província de Rio Negro. A cidade é bastante conhecida na argentina, pois durante muito tempo abrigou uma comunidade hippie e até hoje atrai pessoas de estilo alternativo. Santiago estava trabalhando na região, fazendo tatuagens em feiras artesanais. 
Tocado pelo drama dos povos originários de seu país ele decidiu viajar até uma localidade próxima, Cushamen, onde desde o ano de 2015 a comunidade Mapuche ocupa um território que considera seu, mas que foi comprado por um empresário italiano, Luciano Benetton. Sua intenção era prestar solidariedade aos Mapuche, participando de algumas de suas ações de resistência, como a dos bloqueios da estrada que liga a região ao Chile. Os protestos estavam sendo feitos para pressionar o governo argentino pela libertação de uma liderança Mapuche, Facundo Jonas Huala, preso em junho, e que esté em vias de ser extraditado para o Chile.
Santiago chegou à comunidade Mapuche no dia 31 de julho e no dia seguinte, primeiro de agosto, a Gendarmeria Nacional também chegou com a ordem de desfazer os bloqueios e desalojar as famílias que ali se concentravam. O confronto com a polícia foi, como sempre, violento. Os soldados chegaram atirando com balas de borracha e também com balas de verdade. A violência do ataque e as balas fizeram com que a maioria dos ativistas corresse para o rio, e boa parte dos Mapuche conseguiu cruzar o rio Chubut a nado. Santiago não teve essa sorte. Segundo testemunhas, ele tentou subir numa árvore e foi aí que os soldados o pegaram. Há relatos de que ele foi bastante golpeado e depois jogado em uma camioneta da gendarmeria. Os soldados negam que tenham levado o rapaz. 
Desde aí a família de Santiago tem procurado sem descanso. E, com a solidariedade de sindicatos e movimentos sociais, os protestos pedindo a aparição de Santiago não param. A Argentina vive um momento de eleições legislativas e os ânimos estão bastante acirrados. Os movimentos insistem que é responsabilidade do governo de Maurício Macri dizer onde está o rapaz, afinal, quem o levou foi a polícia, que representa o estado.  
Os familiares contam que os policiais fizeram buscas no local, mas não encontraram vestígios do jovem artesão.  A cunhada de Santiago diz que as camionetas foram todas lavadas, o que é bastante suspeito. A família tem esperança de encontrá-lo com vida. “Pode ser que estejam esperando para que sumam as marcas da violência”, dizem. Mas, também é bem possível que ele esteja morto.
Acompanhando a manifestação em Buenos Aires, na cidade de Bolsón umas 300 pessoas também se concentraram ontem em frente ao 35 batalhão da Gendarmeria, exigindo a aparição de Santiago. Entre gritos de “gendarmes assassinos” e “estado opressor” os manifestantes queimaram uma bandeira argentina, provocando outros manifestos em defesa da bandeira. “Desde quando uma bandeira é mais importante que a vida de um jovem”, reclamam. 
Para os argentinos, que ainda buscam os milhares de desaparecidos do tempo da ditadura, Santiago virou um símbolo a mais nessa luta que parece não ter fim contra a permanente violência dos aparelhos repressivos. 
Que apareça com vida, ou não se calarão. 

manifestação na Praça de Maio

Últimas Notícias