Seguem os cursos livres do Iela

16 de Outubro de 2011, por IELA

Continua no próximo dia 21 a sequência de seminários livres do Iela. Nesse projeto, os pesquisadores do instituto, assim como convidados especiais, apresentam a teoria que move seus projetos de pesquisa. O curso a ser ministrado nos dias 21 e 23 tratará das transformações do capitalismo contemporâneo na América latina. A inscrição é gratuita e deve ser feita com antecedência através do correio eletrônico do IELA: iela@iela.ufsc.br

3 – As transformações do capitalismo contemporâneo na América Latina
Ministrante: Nildo Ouriques - Prof. de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina

As transformações do capitalismo dependente latino-americano foram profundas nas duas últimas décadas. A vigência da lei do valor em escala planetária com a diminuição do poder estatal dos países periféricos levaram a grandes transformações na economia, no estado e nas classes sociais. Após intenso processo de transnacionalização da produção e perda de direitos dos trabalhadores surgiu recentemente uma nova onda desenvolvimentista, especialmente importante após a erupção da crise mundial do capital inaugurada a partir de setembro de 2007 cujos efeitos ainda não são totalmente visíveis e cujo fim ainda não se avizinha. O otimismo desenvolvimentista assume, portanto, caráter ideológico e é incapaz de oferecer uma real alternativa para os grandes problemas que caracterizam o capitalismo dependente latino-americano.

Dias 21 e 23 de novembro – Das 14h às 18h – Mini-Auditório da Economia – Segundo andar - CSE